• 15 de agosto de 2022 03:57

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Minha Cadeira

“Álvaro da Rosário”: Empreendedor de sucesso faz história na Brasília que completa 60 anos

61brasilia

By61brasilia

abr 21, 2020
Advertisement

Álvaro da Rosário”: Empreendedor de sucesso faz história na Brasília que completa 60 anos

São 35 anos de história na Drogaria Rosário e de negócios em diferentes ramos. O empresário Álvaro José da Silveira mostra como desbravou a capital do país na década de 60 e fala ainda sobre suas experiências em Brasília. Estas podem também ser conferidas na autobiografia “Fé, Coragem e Determinação”.

A história é de superação, determinação e persistência de um homem que, em 1969, mudou-se para a nova capital federal. Uma capital que, com seus apenas nove anos de idade, apresentava milhares de oportunidades. E ele desbravou esta Brasília que nascia, mas já pulsava. Reconhecido com um dos grandes empresários do Distrito Federal por ter ficado 35 anos comandando a Drogaria Rosário, Álvaro José da Silveira (1942) nasceu em Ponte Alta (MG), um distrito de Uberaba. Desde criança, observava o árduo trabalho do seu pai que mantinha um armazém na cidade interiorana.

“Eu nasci em família de comerciantes. Meu pai e meu avô. Meu pai tinha um armazém que vendia de tudo. Eu o ajudei ainda jovem. E lembro que, como todo empresário, ele passava por dificuldades e vendia fiado. Daí, fui aprendendo”, destaca Álvaro. O exemplo familiar o guiou por toda sua vida e o incentivou a estimular os seus quatro filhos, também empresários: Álvaro Jr, Rodrigo, Natália e Diogo.

Conhecido por onde passa como “Álvaro da Rosário”, estudou em Ponte Alta, Conceição das Alagoas, Uberaba e chegou a servir o Exército em Campinas. Sua trajetória empresarial começou em Uberaba, onde investia em madeiras. Depois de prejuízo, resolveu vir para a capital.

“Em Brasília corria dinheiro. Quando cheguei aqui a cidade estava ainda empoeirada, em formação e apresentava ótima oportunidade para se desenvolver”, lembra. E de olho nesta novidade ele comprou sua primeira farmácia, em 1975. Depois disto, a Drogaria Rosário nunca mais seria a mesma. E nem Álvaro.

“Cheguei com dinheiro para sobreviver até quatro meses em Brasília. Trabalhei com primos que vendiam livros, depois vendi ações, até que fui convidado para trabalhar com medicamentos no laboratório EMS. Vendendo produtos farmacêuticos descobri minha vocação. Vendi carro, casa e comprei a primeira loja da Rosário”, lembra.

A Rosário começou a dar lucros na 312 Norte. Era a primeira de muitas. Em 1976, já com um potencial crescimento a drogaria virava a Rosário Limitada. Álvaro abriu mais de cem lojas, procurou e criou um bom relacionamento com o mercado.

Não à toa, sua carreira de luta e garra culminou com que ele virasse presidente do conselho consultivo da Abrafarma, importante federação de farmácias do Brasil. O convite viera em 2000 para ingressar na federação e, por lá, foram 12 anos de empenho e oito na presidência (2004-2012). “Comecei e levar as maiores redes farmacêuticas do Brasil para Abrafarma e a mudar o seu perfil. Às vezes era um pouco difícil trazer uma rede, pois tinha que ser aprovada por assembleia. Mas, como eram redes potenciais, conseguimos um bom resultado”, afirma.

Ao mudar os rumos da Abrafarma e, com 35 anos acumulados de Rosário, eis que Álvaro se desligaria da Rosário. “Quando levaram a administração da Rede Rosário para São Paulo, não quisemos nos mudar. Vendi as ações e continuei investindo em outros negócios”, conta.

Hoje, ele e os filhos estão em operação na Drogaria Brasil e na Silveira Imóveis. “Começamos a montar estruturas para administrar nossos imóveis e começamos a ampliá-las para terceiros. Foi daí que veio a Silveira Imóveis, comandada por mim e pelos meus filhos”, pontua.

Biografia – E toda a história de perseverança de “Álvaro da Rosário” pode ser acompanhada em sua autobiografia Fé, Coragem e Determinação (2019), de sua autoria. Neste livro, o autor conta em detalhes suas aprendizagens e dá vida para as pessoas que lhe acompanharam e o acompanham em sua vida. Boa pedida para os jovens que querem ser empresários ou terem exemplo de coragem se guiem.

A obra, de 280 páginas, mostra e herança de pai para filho, de Álvaro para os filhos. A dica é que é preciso ter uma equipe sólida com dedicação, generosidade, dignidade, criatividade e capacidade para enfrentar o novo.

Qual o segredo para um bom investimento?

O segredo de um bom investimento, primeiramente, é ter perfil para o negócio e disposição. É preciso se entregar de corpo e alma e se dedicar o tempo todo, não apenas oito horas diárias. São quase 24 horas no ar, poucas horas para dormir. E temos que pensar sempre no crescimento, conhecer os concorrentes, estar com boa relação dentro da área e observar para onde está indo a tecnologia e o comércio.

Qual o grande desafio hoje dentro do mundo empresarial?

O grande desafio é ter equilíbrio. Afinal, sabemos que têm impostos que recaem sobre os empresários, leis trabalhistas. Hoje mesmo, em época de pandemia, o comércio está parcialmente fechado, em geral. E sabemos que o auxílio que o governo dá, cobrará mais na frente. Por isso, é sempre preciso deixar uma poupança para enfrentar os momentos de crise. Afinal, se vender ou não vender, quem vai pagar é o empresário.

A biografia Fé, Coragem e Determinação pode ser adquirida

em: https://www.verbenaeditora.com.br/products/fe-coragem-e-determinacao.

Valor: R$ 30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.