• 25 de maio de 2022 22:23

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Jorge de Oliveira Bezerra equilibra tradição e modernidade na gestão da Barbearia do Onofre

61brasilia

By61brasilia

abr 24, 2020
Advertisement

Jorge de Oliveira Bezerra equilibra tradição e modernidade na gestão da Barbearia do Onofre

É impossível passar pela W3 Norte sem perceber a imponente Barbearia do Onofre na quadra 709. Tanto pelo tamanho, já que ocupa 120 metros quadrados, quanto pelo “exército” de profissionais impecavelmente uniformizados e também pelo charme de sua decoração retrô.

Por: Raquel Paternostro
Fotos: Arquivo Pessoal e Raquel Paternostro

A Barbearia do Onofre é a primeira barbearia da Asa Norte. A história do seu proprietário, Jorge de Oliveira Bezerra se mistura à do empreendimento. Ele literalmente cresceu no comércio, e também fez a empresa crescer. Desde 1971 ela faz parte do cenário da W3 Norte. Em 2013, foi aberta a filial de Águas Claras. Com 46 anos, o empreendedor conta com a ajuda de seu filho, João Victor Miranda de 21 anos na parte tecnológica e de redes sociais.

Jorge Bezerra em 1973, ainda bebê na calça do comércio de seus pais, na época em que a Barbeira e o Atelier de costura dividiam a loja da 703 Norte.

A primeira loja regulamentada ficava na 703 Norte. Mas sua história começou em 1969, quando Onofre Bezerra da Silva e Domelice de Oliveira Bezerra se casaram no dia 06 de janeiro e vieram no dia seguinte, de pau de arara, de Cajazeiras na Paraíba: “Meu pai veio com o pente, a tesoura e a mala.” Nos conta Jorge com orgulho. Os pais dele moraram na casa de um primo de sua mãe, até conseguirem se estabelecer.

Karina e Jorge no casamento, em julho 1996 com Domelice e Onofre

A entrevista fluiu de forma leve e descontraída num banco de praça, na porta da barbearia da W3 Norte. Onde foi possível constatar o grande talento que ele tem para lidar com o público. Por várias vezes, clientes se aproximavam e faziam questão de cumprimenta-lo e trocar uma conversa amistosa.

João Victor, Jorge, Karina e Victoria

Jorge é formado em administração, e apaixonado pela área de recursos humanos. Tanto, que está em seus planos fazer uma especialização em gestão de pessoas. Também pudera, ele conta com 21 colaboradores na loja da Asa Norte, e 10 na filial de Águas Claras. “Eu lido com gente o tempo todo, e gosto disso! Fico motivado em criar os postos de trabalho e melhorar a auto estima dos meus clientes”, relata empolgado.

Filho único, ele é Brasiliense nascido no Hospital Santa Helena. Seu nome foi escolhido por devoção de sua mãe, Dona Domelice à São Jorge. Como bom ariano, é precoce desde que nasceu: prematuro de 07 meses surpreendeu os médicos ao sobreviver.

Como Jorge mesmo diz, ele praticamente nasceu dentro dos comércios dos pais. “A loja da 703 Norte era dividida no meio. Metade era o atelier de costura da minha mãe, a outra metade a barbearia do meu pai. O caixa era dividido entre os dois empreendimentos. Tinha uma mesa onde eu fazia minhas lições de casa. Desde os 08 anos já trabalhava, recebendo pagamentos, ajudando na limpeza e outras atividades do cotidiano”, narra. Aos 14 anos, quando os pais viajavam de férias, ele administrava a barbearia sozinho por 20 dias “naquela época não tinha celular, eu resolvia os problemas pela minha intuição e com o apoio da equipe”, relembra de forma saudosa.

Jorge é casado com a produtora cultural Karina Miranda desde 1996. Desta união nasceram Victoria Miranda, de 22 anos que é antropóloga e João Victor Miranda de 21 anos, que estuda Engenharia Florestal na UNB e cuida das redes sociais e questões tecnológicas dos salões. Recentemente a esposa também tem contribuído na administração do negócio da família. O destino do casal, foi traçado muito antes dos dois se conhecerem: quando ainda namoravam eles descobriram que a mãe do Jorge, Domelice havia bordado o macacão preferido da Klebis Miranda, mãe da Karina.

Este tipo de encontro de diferentes gerações faz parte tanto da história do Jorge quanto da Barbearia do Onofre. “Já estamos na terceira geração na gestão da barbearia, temos vários profissionais que são parentes entre eles: tio e sobrinho, pai e filho e também irmãos. Quando a gente fala sobre os clientes, já estamos na quarta geração. Atendemos os avôs que foram os pioneiros em Brasília, seus filhos, netos e até bisnetos.” Revela nosso entrevistado.

O lugar já foi cenário de muita história interessante, que não pode ser publicado assim na imprensa, já que o respeito aos clientes é uma prioridade de toda a equipe. Mas o fato é que ao frequentar a Barbearia do Onofre, você pode ser testemunha ou até participar de papos estratégicos recheados de informações privilegiadas, pois o local é frequentado por personagens clássicos da Capital. Tem de tudo: políticos, jornalistas, ministros, advogados, artistas, empresários, estudantes. Todos com duas características em comum, a busca por serviço de excelência e o amor pela cidade de Brasília.

Nem tudo são flores

No começo dos anos 80 o pai, Sr. Onofre se cansou da barbearia. Sem avisar aos clientes reformou a loja e montou um bar. “Foi uma confusão. Os clientes iam cortar o cabelo e davam de cara com um boteco. Mas meu pai viu que administrar um bar era ainda mais desgastante do que a barbearia. O bar durou apenas 15 dias, mas foi o suficiente pra confundir a clientela e perder parte dos clientes que foram reconquistados depois”, conta Jorge com bom humor.

A gestão do Jorge começou em um momento de dor. Em abril de 2010 sua mãe faleceu e em dezembro do mesmo ano, também veio a óbito seu tio Dilson que era o gerente da barbearia ha 23 anos. Na época, ele já ajudava na administração, mas fazia outros negócios de compra e venda de carros. “Tive que largar minhas outras atividades e assumi tudo de uma vez: gestão, financeiro, marketing e logística”, relembra Jorge, que logo fez uma grande reforma, para marcar a nova fase da Barbearia do Onofre.

Barbearia do Onofre de Águas Claras. Decoração no estilo anos 70

Em 2013, Jorge se atentou para o grande crescimento de Águas Claras. Muitos filhos dos clientes antigos, que também compravam serviços na loja da W3, se mudaram para o novo bairro. Pensando no conforto desta clientela, foi criada a filial com a mesma qualidade da matriz.

Tradição, excelência e preço justo

Atravessar tantas décadas fez a Barbearia do Onofre ser protagonista na mudança de comportamento dos homens de Brasília. Jorge ressalta que antes o uso de barba grande era mal visto, hoje está na moda. Os barbeiros se atualizam de acordo com os pedidos dos clientes. Como as equipes são grandes, compostas de profissionais extremamente qualificados, um transmite para o outro técnicas e macetes da profissão. A atualização e o aprimoramento são constantes e acontecem de forma dinâmica.

Os profissionais executam com maestria cortes modernos ou tradicionais. E não só de homens é feita a clientela da Barbearia do Onofre. Muitas mulheres, principalmente com cabelos curtos, cuidam de suas madeixas por lá. Assim como crianças de todas as idades.

Com o modismo das barbearias, Jorge atualizou o seu empreendimento. Ele conta que conseguiu modernizar sem perder a tradição. “Aqui é barbearia raiz”, diz em tom de brincadeira. Além dos serviços de corte de cabelo, barba e bigode, na Barbearia do Onofre o cliente pode saborear cervejas tradicionais, sucos, refrigerantes, água e um café delicioso. Para entreter os clientes, é oferecida uma grande variedade de jornais, revistas e gibis. Além de TV à cabo com programação variada.

Outro serviço de destaque é o dia do noivo. Levando 05 convidados para a barbearia o corte tradicional e a barba do noivo saem de graça, mas tem que marcar por telefone devido à logística. Já para desfrutar dos serviços individuais não é necessário agendar horário. A não ser que o cliente tenha a preferência em ser atendido por um barbeiro específico ou queira garantir rápido atendimento. Especialmente aos sábados, que são os dias de maior movimento.

Serviço

Barbearia do Onofre Asa Norte

SCRLN 709 Bloco A lojas 15 a 25 – W3 Norte

Telefones: 33491505 e 32722317

Horário de funcionamento:

Seg. a sex.: 07h às 19:30

Sáb.:07h às 18:30

 

Barbearia do Onofre Águas Claras

Rua Alecrim Lote 06. Ed. Stilo Clube

Lojas 13 e 14. Em frente à Praça Estação Arniqueiras

Telefone: 61.3046-1184

Horário de funcionamento:

Seg. a sex.: 07h às 19:30

Sáb.:07h às 19h

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.