• 4 de julho de 2022 05:15

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Valeria Souza

SECTI destina 10 milhões para implementar serviço de Telemedicina no Distrito Federal

61brasilia

By61brasilia

maio 6, 2020
Advertisement
SECTI destina 10 milhões para implementar serviço de Telemedicina no Distrito Federal
Parceria entre SECTI, FAP/DF e Fiocruz Brasília destina R$ 10 milhões no combate à Covid-1
Para reduzir as filas nas consultas em tempos de Covid-19, foi assinado nesta terça (05/05), no Salão Nobre do Palácio do Buriti, o convênio de cooperação técnica e científica entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP/DF) e a Fiocruz. Serão destinados R$ 10 milhões em projetos de saúde digital para diagnóstico e tratamento de Covid-19. O destaque é a implementação do serviço de telemedicina para atender a população do Distrito Federal.

Seremos o primeiro estado do Brasil a implantar a telemedicina. Só através da Ciência, atrelado a tecnologia, para nós diminuirmos o impacto desta pandemia no Distrito Federal. Que através da telemedicina poderemos ajudar muitos nos atendimentos a distância”,

reafirma Gilvan Máximo, secretário de Ciência e Tecnologia do DF.

A secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação indica que Distrito Federal será a primeira Unidade da Federação do país a fazer uso da telemedicina. Será uma ferramenta de fácil acesso. O governador Ibaneis Rocha quer que os tele-médicos ajudem a desafogar as filas de atendimentos na rede de saúde pública. É um projeto que vai revolucionar o modo de atendimento no sistema..

A expectativa é que os tele-médicos comecem a atender dentro de três semanas, por meio de um aplicativo criado pelas secretarias de Saúde, Ciência e Tecnologia e a Fio Cruz, que foi nomeada como laboratório de referência pela Organização Mundial de Saúde para a Covid-19 nas Américas.

A parceria pretende ajudar também no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas de enfrentamento de doenças infectocontagiosas. O que deve acontecer por meio da criação de uma rede cooperativa de ciência e tecnologia de saúde digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.