Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 25 de setembro de 2022 12:22

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

Dia Nacional da Adoção é comemorado hoje

61brasilia

By61brasilia

maio 25, 2020
Advertisement

Dia Nacional da Adoção é comemorado hoje

Grupo Aconchego é a instituição, no DF, que se dedica há mais de 20 anos à melhoria da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional 

Não há dúvidas: a humanidade passa por um dos momentos mais difíceis de todos os tempos. Mas, inesperadamente, surgem contextos que nos fazem acreditar que ainda há um sopro de esperança na construção de um mundo mais fraterno, envolto em laços de amor indissolúveis.

Um destes contextos é lembrado hoje, 25 de maio, quando é comemorado o dia nacional da adoção. Para marcar a data, o Grupo Aconchego – organização brasiliense que trabalha há 22 anos promovendo ações em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional, em parceria com a Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e a Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF), tem promovido, desde o início do mês, uma série de atividades on line para divulgar e esclarecer as dúvidas de quem tem interesse pelo tema.

De acordo com Soraya Pereira, psicóloga e presidente do Grupo Aconchego, a ideia é sensibilizar a sociedade para um tema tão delicado e, ao mesmo tempo, apresentar um pouco do trabalho da instituição para quem se interessa pelo assunto.

Como surgiu a data – A data foi criada em 1996, durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. Para celebrar, diversas atividades são realizadas em todo o Brasil para conscientizar a população sobre a realidade de crianças e adolescentes que vivem em situação de afastamento familiar por medida judicial.

Soraya Pereira conta que o Distrito Federal é um dos melhores exemplos do país no que diz respeito à adoção, mas muito ainda pode ser feito. “Apesar dos avanços, ainda temos muitas crianças e adolescentes, entre 10 e 18 anos incompletos, à espera de um lar. É necessário despertar a atenção e conscientizar a população sobre isso”, ressalta.

Entre os projetos do Grupo Aconchego, destacam-se:

– Encontros sobre Adoção

– Adoção Tardia

– Apadrinhamento Afetivo

– Irmão Mais Velho

– Click

– Serviço de Acolhimento Familiar – Família Acolhedora

– Entre outros

Mais informações: (61) 3963-5049.

Sobre o Grupo Aconchego – O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD o aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.