• 27 de junho de 2022 18:32

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Valeria Souza

Dupla Tatá e Danú lança seu terceiro álbum: Suíte para Eletrodos

61brasilia

By61brasilia

jun 21, 2020
Advertisement

Dupla Tatá e Danú lança seu terceiro álbum: Suíte para Eletrodos

Disponível em todas as plataformas digitais, o novo trabalho tem sonoridade urbana, ar de manifesto e linha narrativa que começa com a morte do Rio Doce

Assista ao clipe: “Bento e Mariana – Não é uma história de amor – Youtube –

O álbum Suíte para Eletrodos, mais novo trabalho de Tatá e Danú, é composto por seis temas: Bento e Mariana – Não é uma história de amor; Araruê – Exú abre caminhos; Vem Iara – Toda rima é vã; Kaô Xangô – O tempo da justiça; Com Olhos de Oyá – Andar pra quê?; e Obatalá – Cria a morte e cria a vida. Todas as faixas são ligadas por pontes sonoras e por uma linha narrativa – os desafios atuais vividos pela humanidade. No enredo, um rio é assassinado e alguns Orixás comparecem para presenciar esse e outros flagelos civilizatórios. Nesse clima apocalíptico, com letras inspiradoras e um som urbano, foi criado o terceiro álbum da dupla.

Ao falar do projeto, Danú enfatiza que a Suíte tem um “quê de manifesto”, é o disco mais maduro das duas e, talvez por isso, mais político. “Fala do agora, dessa ferida aberta, da depredação do planeta, da ganância que nos encaminha para nossa própria destruição. Mas, ao mesmo tempo em que comunica o horror, também fala das forças para enfrentarmos o que está aí. E faz isso com composições autorais”, ressalta. Segundo ela, a maioria das músicas são da dupla, sendo algumas em parceria. “Somos mulheres compondo melodias e letras, botando nosso som na roda por tempos melhores”, afirma.

Para Tatá, o novo álbum é uma massa sonora que pede dança ou até dramaturgia. “Suíte para Eletrodos se presta a apoiar uma história que tem de ser contada. Então, talvez, quando tudo isso passar, esse seja um caminho natural para esse som”, explica.

O trabalho está disponível em todas as plataformas digitais, desde o dia 16/05, quando também foi lançado o clipe da música de abertura, intitulado Bento e Mariana – não é uma história de amor. O disco conta com participações de Larissa Umaytá (percussão), Wilson Bebel e Pedro Miranda (direção musical e arranjos) e Dudu Maia (mixagem e masterização). O clipe da música é assinado por Felipe Cavalcante, que recebeu o prêmio Jabuti 2019 (categoria melhor projeto gráfico), e uma equipe talentosa, e pode ser acessado pelo Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=Be72l6cMP04&t=94s).

Sobre Tatá e Danú: 

Tatá e Danú se conheceram por afinidades acadêmicas, mas foi em uma turma de percussão que desenvolveram a parceria, que resultou no primeiro disco da dupla. Apelidado carinhosamente de psycho-jazz rural, O Leve foi lançado em 2015, no mesmo mês em que ambas defenderam suas teses de doutorado, fato que consideram anedótico. Poesias musicadas, jogos de palavras e temas políticos incitam reflexões e aguçam sensibilidades nesse trabalho. O Leve, disponível também no sítio www.oleve.com.br, tem distribuição física e digital por CD Baby (https://store.cdbaby.com/cd/tataedanu). Reconhecido pela crítica como um álbum refinado, mescla jazz com ritmos brasileiros e conta com a participação dos instrumentistas Pedro Vasconcellos, Zé Krishna e Misael Silvestre.  Apresenta, ainda, uma incrível arte gráfica assinada por Miguel Haru Acioli e um videoclipe arrebatador dirigido por Lena Tosta (https://www.youtube.com/watch?v=f15tmF0u9BM).

A composição autoral da dupla é cativante e já venceu o FINCA 2013, angariou 2 prêmios no Festival da Nacional FM 2016 e foi finalista no mesmo festival em 2017.

Com a vocação de reunir grandes talentos ao seu redor, Tatá e Danú lançaram, em 2018, um EP gravado com o Trio Brasileiro, grupo composto por Dudu Maia, Douglas Lora e Alexandre Lora (o trio foi indicado ao Grammy em 2018, juntamente com Anat Cohen, pelo disco Rosa dos Ventos). Segundo disco da dupla, o EP Cantadas fala do amor fora das regras do romance e tem a arte gráfica assinada pelo premiado Felipe Cavalcante. O EP Cantadas conta com distribuição física e digital pela Tratore (https://tratore.com.br/um_cd.php?id=14364).

Tatá e Danú também lançaram três singles: Foi foda quando você soltou a minha mãoTerra Seca; e Papai, Coragem, todos disponíveis nas plataformas digitais.

 

Ficha Técnica de Suíte para Eletrodos:

Arranjos, direção e produção musical: Wilson Bebel e Pedro Miranda;

Direção geral: Wilson Bebel;

Produção executiva: Tatá e Danú;

Gravado Naquele Lugar por Pedro Miranda;

Mixagem e Masterização: Dudu Maia (Estúdio Casa do Som);

Composições de Tatá e Danú, com parceria de Wilson Bebel em Araruê e Álisson Gontijo em Kaô Xangô e Com olhos de Oyá;

Videoclipe Bento e Mariana – Não é uma história de amor

Direção e ilustrações: Felipe Cavalcante, Gabriel Menezes e Luã Leão

Animação: Daniel Carvalho e Bruno Rojas.

 

Serviço: 

Lançamento do álbum Suíte para Eletrodos;

Local: Em todas as plataformas;

Instagram: @nuvemnacabeca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.