• 29 de junho de 2022 06:23

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Valeria Souza

Tatuagem Autoral

61brasilia

By61brasilia

dez 9, 2020
Advertisement

Cada vez mais populares, as tatuagens também passaram por inúmeras mudanças no decorrer de sua história. Elas já foram utilizadas de varias formas, como externar na pele valores culturais ou crenças religiosas de um povo ou de uma tribo.

No meio de tanta herança deixada pela história da tatuagem, uma forma de se diferenciar é desenvolver um trabalho de tatuagem autoral.

Mas não é tão simples desenvolver uma linguagem própria como muitas pessoas podem acreditar. É necessário muito estudo e vencer a barreira do cliente, que pode estar mais inclinado a seguir com uma imagem ou referência que já havia lhe encantado anteriormente.

Mas não precisa realmente haver uma competição entre as tatuagens comerciais e os trabalhos autorais. Isso porque há público para os dois segmentos. Para o cliente, porém, é importante entender a diferença entre os dois tipos de tatuagem, pois facilitará quando chegar o momento de fazer essa escolha.

Trabalhos comerciais

Chamamos de tatuagem comercial desenhos “comuns”, que vão desde as reproduções idênticas de um desenho existente até àqueles que são frequentes na pigmentação da pele, como símbolos de infinito, âncoras, estrelas, chave, etc.

Tatuagem comercial desenhos “comuns.”

 

Para esse tipo de trabalho, o mais comum é o cliente escolher uma ou mais referências em casa e pedir que o tatuador faça a reprodução em sua pele. Quando a escolha é feita por uma tatuagem comercial, uma boa maneira de se diferenciar é através dos diferentes estilos de tatuagem que existem.

Contudo, a tatuagem comercial não é exclusiva como um trabalho autoral. Uma maneira de buscar se diferenciar é fazendo adaptações na tatuagem que serviu de inspiração para o seu desenho. Com essas alterações, o desenho escolhido vai ficar mais personalizado e mais pessoal.

 

Eu particularmente acho mais fácil fazer trabalhos comerciais, justamente por serem comerciais, mas eu prefiro fazer trabalhos autorais apesar de me cobrar mais.

Alguns tatuadores também possuem um portfólio em seu estúdio, o que permite a você escolher o desenho que vai pigmentar quando já estiver em seu encontro com o tatuador. Essa também é uma boa maneira de escolher um estilo de tatuagem que vai lhe dar a certeza de que o profissional é qualificado para desenhar.

Tatuagem autoral vale a pena ?

Vale muito! Pra criar uma identidade como artista, principalmente na tatuagem eu acho essencial.

Carlos Moretz- sohn.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando falamos em tatuagem autoral, é preciso lembrar que o resultado do desenho é algo único, uma criação exclusiva do artista para o cliente. Essa ilustração personalizada não será desenvolvida em mais ninguém – com exceção se alguém gostar do seu desenho e levar como referência para que outro tatuador replique em sua pele. Falaremos sobre essa questão mais a frente.

Mas como acontece a criação de uma tatuagem autoral?  “O processo para execução de um trabalho autoral depende muito da aceitação do cliente em ter algo exclusivo. Ou seja, para ter uma tattoo única é preciso estar aberto a discutir as referências do cliente, onde o resultado final muitas vezes não é exatamente aquilo que ele (o cliente) havia definido em suas pesquisas”, conta o tatuador Carlos Moretz- sohn.

Segundo ele, o processo necessita de um ponto de partida, de onde o desenho começará a ser moldado. É preciso fazer a definição da composição que o desenho terá nas curvas do corpo e entender as razões que levaram o cliente a optar por aquelas referências. Moretz- sohn se refere a essa etapa como o start da arte.

A construção desse tipo de tatuagem surge a partir de um estudo do tatuador, que mescla técnicas de representações gráficas com diferentes referências apresentadas pelo cliente.

Para ele, a arte só está pronta quando há uma identificação do cliente com o desenho. “Ele precisa se identificar com o conceito que foi desenvolvido. Muitas vezes, porém, o trabalho é apenas um esboço, ou seja, não dá para o cliente saber como ele vai ficar”, afirma o tatuador. Por esse motivo, é importante que haja sintonia e confiança entre o profissional e o seu público.

Direitos autorais e ética

Hoje em dia existe uma linha tênue entre se inspirar e copiar, é super válido pegar inspiração em outros artistas etc . Até porque tudo meio que já existe e é difícil criar algo do “nada”. A ética na tatuagem acho que vai de entender isso e “fazer o seu” mesmo que vc pegue inspiração de outra coisa, mas copiar não acho válido. Carlos Moretz- sohn.

Uma questão que está muito associada ao assunto das tatuagens autorais é em relação aos direitos autorais. A verdade é que nada impede que outro tatuador replique o desenho autoral em seus clientes. Porém, essa é uma atitude antiética, que desvaloriza o trabalho do artista original.

Além disso, a réplica de uma tattoo autoral é muita injusta com o cliente que pagou por um desenho exclusivo. Ou seja, os direitos autorais também devem valer no universo da tatuagem.

Então, é necessário muito cuidado com as referências que o cliente leva para você em seu estúdio. Busque entender a origem daquela imagem e tome bastante cuidado para não copiar um trabalho autoral de outro artista. Afinal, você não gostaria que fizessem isso com você, não é mesmo?

Mais caro?

Uma pergunta que muitos clientes interessados em um desenho autoral possuem é:

as tatuagens autorais são mais caras do que os trabalhos comerciais?

Sim, as autorais são um pouco mais caras, justamente pelo que falei de dificuldade e cobrança. Moretz- sohn,

Para o tatuador Moretz- sohn, o valor da tatuagem autoral vai depender da dificuldade em executar. Ou seja, não é preciso ficar comparando o valor de uma tatuagem comercial com o de uma autoral. A preocupação deve ser com o nível de dificuldade que você deseja para o seu desenho exclusivo.

“Geralmente, o orçamento é feito quando se têm um esboço do desenho”, afirma o profissional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.