• 29 de junho de 2022 00:54

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Minha Cadeira

Escola brasiliense é destaque no pioneirismo da aplicação do novo ensino médio

61brasilia

By61brasilia

dez 10, 2020
Advertisement

Escola brasiliense é destaque no pioneirismo da aplicação do novo ensino médio

Colégio Seriös dá exemplo e sai na frente, antecipando um novo capítulo da história da educação a partir de 2021

Mesmo em meio a um novo cenário educacional, construído sob os efeitos da pandemia da Covid-19, o Colégio Seriös está caminhando a passos firmes rumo ao futuro, adaptando seu sistema de ensino à proposta da nova reforma do ensino médio pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), cuja base curricular foi reestruturada da seguinte forma: Formação Geral e Itinerários Formativos.

O objetivo desta matéria – além de salientar que a escola já se antecipou às mudanças indicadas pelo MEC – é apresentar os desafios que tais mudanças ocasionarão e como esta nova estruturação irá modificar o sistema de ensino do país.

Com os novos itinerários formativos, o aluno será cada vez mais protagonista dos seus estudos. Essa proposta visa à participação efetiva dos alunos no processo de ensino-aprendizagem e garante um acompanhamento pleno para esta nova geração, que está acostumada a ter opções de escolhas e fazê-las de maneira instantânea.

Para os alunos do 1º ano de Ensino Médio, a oferta das unidades curriculares da Formação Geral Básica é também dos itinerários formativos de aprofundamento das áreas do conhecimento. Uma parte do currículo é inteiramente personalizada dentro do projeto de vida de cada estudante.

O  Ensino Médio do Colégio Seriös, por sua vez, é de formação integral. Os estudantes retornam, obrigatoriamente, duas tardes e são motivados a retornos não obrigatórios diariamente para o estudo orientado. Cada um dos estudantes tem, na escola, uma cabine individual de estudos (com tomadas e acesso à internet) e ferramentas de orientação de estudo dirigido e planejado.

Nei Vieira

“Acreditamos no momento de conhecimento (aulas, seminários, sala da aula invertida, metodologia ativa) e no momento do acontecimento de aprendizagem colaborativa e projetos, todo nosso material didático está atualizado e alinhado à normativa da BNCC e à matriz curricular do novo ensino médio.  Prontos para desenvolver as competências e as habilidades necessárias para a formação de cidadão do século XXI”, diz Nei Vieira, diretor pedagógico do colégio.

Sem deixar de lado as provas de ampla aplicação como o Enem Seriado, Enem tradicional e demais vestibulares, o Colégio Serios oferece, ainda, aprofundamento das disciplinas da formação geral básica a todos os estudantes.

O novo currículo do Ensino Médio a partir de 2021 é formado por 3.150 horas, distribuídas em três anos. Até o ano de 2020, o mínimo era de 2.400 horas. No Estado do Distrito Federal, 1.800 horas serão destinadas à formação básica do Ensino Médio e 1.350, aos itinerários formativos que contribuirão para a composição do currículo do aluno, que terá autonomia para decidir em quais áreas pretende se especializar de acordo com seu perfil pessoal e objetivos profissionais.

Dessa maneira, será oportunizada ao estudante do Ensino Médio a capacitação em até duas áreas do conhecimento geral ou especifico técnico ou profissional.

As novas diretrizes, implantadas na Lei que estabeleceu a reforma do Novo Ensino Médio, foram aprovadas em 2017 e definem que as escolas devem oferecer os itinerários formativos aos estudantes que quiserem se aprofundar em determinada área. Mediante esta determinação, o aluno deve cumprir 40% do currículo desenvolvendo projetos nas áreas de intervenção sociocultural, empreendedorismo e investigação científica e 60%, dedicando-se à formação básica.

As escolas terão até 2024 para se adequarem e implementarem o Novo Ensino Médio. Entretanto, o Colégio Serios já se antecipou e iniciará um novo capítulo da história da educação a partir de 2021.

 

SERVIÇO:

Colégio Seriös

(61) 3049-8800

https://colegioserios.com.br/ensino/ensino-medio/

Facebook e Instagram:

https://www.facebook.com/ColegioSeriosBSB/     https://www.instagram.com/colegioserios/

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.