• 29 de junho de 2022 07:04

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Seta Arquearia

Cultivo de horta possibilita a aproximação das crianças com a natureza

61brasilia

By61brasilia

abr 12, 2021
Advertisement

Cultivo de horta possibilita a aproximação das crianças com a natureza

Colégio Seriös, em Brasília, aposta na disciplina para oferecer um ensino dinâmico e interativo para os estudantes

  Neste sábado (17), será celebrado o Dia Nacional da Botânica. A comemoração diz respeito à importância dessa área que, por sua vez, estuda as características e peculiaridades do reino animal. A conscientização sobre a fauna e a flora é extremamente importante e, por essa razão, é indicado apostar na aprendizagem desses temas desde a infância.

Em Brasília, o Colégio Seriös busca aproximar os seus alunos com esses conceitos relacionados à natureza. Por meio de uma horta colaborativa, por exemplo, o ambiente escolar permite o contato direto dos estudantes para promover um ensino dinâmico e interativo.

“Apostamos nessa disciplina para estimular a aproximação das crianças com a terra. Isso possibilita também a busca espontânea para o consumo de alimentos saudáveis, pois eles passam a ter ciência das origens daquilo que consomem em casa”, explica Kamila Sena, professora da instituição.

Com a disciplina, os alunos aprendem técnicas simples de cultivo e adubação, cujo intuito é conscientiza-los a respeito de como as ações do ser humano podem interferir em um ecossistema. Para a professora, é fundamental apostar em um ambiente onde o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira leve e divertida.

“Essa dinâmica de atuação se faz extremamente importante, principalmente, nesse momento de pandemia, pois muitas famílias relatam que as crianças apresentaram mudanças comportamentais associadas, muitas vezes, à irritabilidade gerada pelo estresse do isolamento social”, informa.

Economia

Vale ressaltar que o cultivo de hortaliças na instituição proporciona uma diversidade de alimentos para as crianças terem contato. Esse aspecto influencia no estímulo para uma produção de baixo custo, pois, quando comparado aos gastos associados a compra desses produtos de fornecedores hortifrutigranjeiros, as hortas se destacam pela economia e saudabilidade.

“Diversas atividades são realizadas com esse ambiente. Os estudantes, por exemplo, acabam tendo o conhecimento de que é possível montar os seus pratos com um cardápio mais variado, em cores e sabores, com insumos orgânicos, livres de qualquer agrotóxico, contribuindo assim com o meio ambiente e estudando meios de utilizar recursos naturais de maneira sustentável”, diz Kamila.

SERVIÇO:

Colégio Seriös

SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul

Telefone: (61) 3049-8800

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.