• 1 de julho de 2022 23:20

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Minha Cadeira

Autódromo de Brasília de volta ao circuito nacional

61brasilia

By61brasilia

maio 6, 2021
Advertisement

Autódromo de Brasília de volta ao circuito nacional

Pistas serão reformadas para receber a última etapa da Stock Car em dezembro. GDF quer transformar o local em mais um ponto de lazer e esporte

Uma comitiva do Governo do Distrito Federal (GDF) esteve no Autódromo Internacional Nelson Piquet nesta quinta-feira (6) para avaliar as necessidades estruturais do local para a retomada das suas atividades e a reabertura à população.

Nos planos do governo, estão a reforma dos 5,4 quilômetros de pistas, assim como a instalação de toda a infraestrutura de segurança necessária para voltar a receber competições automobilísticas.

O governo espera que num prazo de cinco meses tudo esteja reformado e em pleno funcionamento | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Recentemente, o Banco de Brasília (BRB) e a Terracap assinaram um memorando de entendimentos para tocar as obras. A visita de hoje (6) foi acompanhada de uma equipe técnica da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) como forma de ajudar na identificação dos padrões exigidos para provas como a da Stock Car, que tem previsão de acontecer no DF ainda esse ano.

“A parceria entre o BRB e a Stock Car prevê a reforma do autódromo e provas neste ano, sendo que a última prova do ano da categoria seria aqui, em 12 de dezembro”Ibaneis Rocha, governador

“A parceria entre o BRB e a Stock Car prevê a reforma do autódromo e provas neste ano, sendo que a última prova do ano da categoria seria aqui, em 12 de dezembro”, destacou o governador Ibaneis Rocha. “O projeto está sendo elaborado e agora vai para a licitação da obra. Esperamos que num prazo de cinco meses tudo esteja reformado e em pleno funcionamento, para que a gente possa ter o autódromo devolvido para a população do DF”, completou.

Além do governador, participaram da visita o presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, a diretora de Novos Negócios da Terracap, Kaline Gonzaga, engenheiros e representantes do automobilismo brasileiro. Confira o vídeo:

Além do automobilismo

Segundo Ibaneis Rocha, a ideia do governo é transformar o autódromo em um equipamento público completo para receber outros eventos, além de competições esportivas. É o que explica o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

“O que a gente espera a partir da reforma é que além das condições de pista para sediar eventos de automobilismo, possamos reabrir o autódromo para praticantes de diversos esportes; para ciclismo, para shows. Também vamos trabalhar para construir um centro de medicina esportiva aqui”, reforça Costa.

Para a diretora de Novos Negócios da Terracap, Kaline Gonzaga, a reforma do autódromo é importante para a devolução e valorização do equipamento e do esporte.

“Não apenas os aspectos de lazer e entretenimento para a população, mas a perspectiva da pesquisa tecnológica, fazem desta iniciativa do GDF, em parceria com o BRB, uma oportunidade de muito valor para o crescimento do esporte, bem como para a recuperação e valorização do patrimônio da nossa capital”, afirma.

Responsável pela Rígido Engenharia, empresa especializada em consultoria para autódromos e pistas de alto desempenho, Luis Ernesto Morales disse que será feito o diagnóstico atual do autódromo.

O estudo, que deve ser concluído em até 90 dias, vai apontar o que é necessário para a recuperação do asfalto. Nele também serão apontados os elementos de segurança que precisam ser feitos para o autódromo estar apto a receber competições novamente.

“Estamos falando em homologação nacional, que é feita pela Confederação Brasileira de Automobilismo e com características de FIA 3, que atendem às características do automobilismo nacional”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.