• 21 de maio de 2022 05:30

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Animações na língua de sinais explicam teorias da evolução

61brasilia

By61brasilia

maio 22, 2021
Advertisement

Animações na língua de sinais explicam teorias da evolução

As produções podem ser acessadas no Youtube, Instagram e Facebook

As teorias científicas sobre a evolução da espécie humana, em animações com tradução simultânea para Língua Brasileiras de Sinais (Libras), podem ser conhecidas por meio do projeto Evolução para Todes, lançado pelo Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE) da Universidade de São Paulo (USP).

Os vídeos de menos de três minutos de duração em cada episódio, mostram as principais ideias e conceitos sobre o surgimento dos seres humanos em linguagem acessível para crianças ou pessoas sem familiaridade com os conceitos científicos. Com personagens diversos, as animações buscam ainda fomentar o interesse por jovens na carreira científica.

“O projeto tem como objetivo expandir narrativas mais inclusivas, interessantes para um público não necessariamente acadêmico e construir novos diálogos – em especial com pessoas negras e mulheres, para se pensar inclusão racial e de gênero no contexto da divulgação científica”, apresenta a descrição do canal do projeto no Youtube.

A iniciativa é coordenada pela bioantropóloga Mariana Inglez e conta com a bioarqueóloga Lisiane Müller e a arqueóloga Eliane Chim na equipe. Todas estão no programa de pós-graduação do LAAAE, que é vinculado ao Instituto de Biociências da USP.

O trabalho tem ainda apoio do Instituto Serrapilheira, instituição sem fins lucrativos que apoia a divulgação científica.

As produções podem ser acessadas no Youtube, no Instagram e no Facebook.

da Agência Brasil – São Paulo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.