• 20 de maio de 2022 00:41

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Diálogo sobre alimentação saudável pode prevenir e combater a obesidade infantil  

61brasilia

By61brasilia

maio 25, 2021
Advertisement

Diálogo sobre alimentação saudável pode
prevenir e combater a obesidade infantil

Sobrepeso tem sido considerado um dos principais desafios para o século XXI. Instituições de ensino têm se preocupado em apoiar famílias de alunos a combater o problema

  A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número de crianças obesas no mundo chegue a 75 milhões até 2025. Em âmbito nacional, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que um em cada três indivíduos, de cinco a nove anos, está acima do peso. As informações foram fornecidas no ano retrasado, chamando atenção para o problema de saúde que, gradativamente, tem aumentado no país.

Na próxima quinta-feira (3), será celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil. A data busca reforçar a importância do assunto para combater a doença que atinge a população em diferentes idades. Sabe-se que o sobrepeso tem sido considerado um dos principais desafios para o século XXI.

Géssica Calza, nutricionista do Colégio Seriös, em Brasília, destaca que a escola exerce um papel fundamental na prevenção e no combate da obesidade, uma vez que o ambiente busca desenvolver projetos para promover qualidade de vida aos estudantes, especialmente no aspecto nutricional.

Entretanto, é importante que a família contribua também e trabalhe com três princípios dentro da alimentação para torná-la saudável, sendo eles: variedade, moderação e equilíbrio.

Por essa razão, um cardápio colorido, com diferentes alimentos, na quantidade correta, é sempre uma boa aposta para o dia a dia. Dessa forma, a conscientização sobre o tema iniciará dentro de casa, o que diminuirá as chances da criança desenvolver a doença no futuro.

“Quando falamos em alimentação saudável, é comum associar a uma dieta rica em nutrientes e vitaminas, com consumo de frutas, verduras, proteínas e carboidratos, o que traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico quanto para o mental”, diz.

Como suporte para nortear o consumo, o Brasil conta com a Pirâmide Alimentar, responsável por sistematizar os alimentos de acordo com as suas funções e nutrientes. A estrutura visa fornecer informações para uma alimentação saudável e equilibrada. Por meio do gráfico, as famílias podem trabalhar com o assunto com os seus filhos para indicar o que é primordial na hora da refeição.

“Para promover hábitos alimentares saudáveis, o assunto deve ser discutido sempre, principalmente dentro de casa. Há várias estratégias interessantes para isso, como promover um dia de alimentação saudável, no qual a criança tenha que experimentar alguma comida diferente. Elaborar jogos de memória, com imagens de legumes, verduras e frutas, recortadas pelas próprias crianças, também é interessante para aproximá-las dessa realidade. Outra dica é brincar de identificar frutas e legumes por meio do tato e do olfato”, aconselha a nutricionista.

Para os alunos mais crescidos, é interessante trabalhar com a questão do cuidado com o próprio corpo, bem como com a relação entre o que consome e o gasto energético posterior.

Lanchonetes de escolas

Em 2015, o Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou o Decreto nº 36900, que regulamentou a Lei nº 5.146, responsável por estabelecer diretrizes para a promoção da alimentação adequada e saudável nas escolas da região. A ação trouxe os principais itens e alimentos que podem ser comercializados nas lanchonetes das redes de ensino, promovendo, ainda mais, a conscientização sobre a alimentação saudável.

“Dentre as proibições de venda estão os refrigerantes, frituras, balas, pirulitos, biscoitos recheados, entre outros, o que facilita a inserção de alimentos saudáveis na vida dos estudantes. Tal decreto faz com que as escolas se tornem lugares que promovam também uma educação nutricional que ultrapasse suas fronteiras”, informa Géssica.

SERVIÇO:

Colégio Seriös

SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul

Telefone: (61) 3049-8800

Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.