• 26 de maio de 2022 20:24

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Valeria Souza

Aulas de Design para crianças: disciplina traz autoconhecimento para os estudantes

61brasilia

By61brasilia

jun 21, 2021
Advertisement

Aulas de Design para crianças: disciplina traz autoconhecimento para os estudantes

Colégio Seriös aposta na matéria para estimular a aprendizagem de atividades que são necessárias no dia a dia. Por meio dos conteúdos práticos apresentados nas salas de aula, é possível aprender costura básica e etiquetas de vestimenta

  A infância é uma fase que pode ser determinante para o futuro profissional de um indivíduo. Nesse período da vida, é comum que haja a identificação com talentos específicos, como dança, desenho ou até mesmo canto. Quando uma criança se familiariza com uma atividade, é possível que, no seu futuro, haja a inclusão da modalidade como hobby ou até mesmo como carreira.

Em Brasília, o Colégio Seriös busca incentivar os seus estudantes a se conectarem com esse lado artístico. Por essa razão, apostam na tríade educacional, composta por Artes, Cultura e Tecnologia, para estimular o desenvolvimento de habilidades. Como parte desse ensino, a instituição incluiu as aulas de Design à sua grade curricular. Na disciplina, os alunos desenham, costuram, bordam, customizam e tingem roupas.

“O foco da matéria é ensinar a fazer atividades que são necessárias no dia a dia, como consertar rasgos na roupa, pregar botão, fazer a barra de uma calça, passar roupa e usar a máquina de costura”, informa Laís Xavier, professora de Design. Para quem atua na área de forma profissional, essa ação pode ser considerada rotineira. Entretanto, para os alunos, é um processo de autoconhecimento.

Durante o ensino, os estudantes aprendem a se vestirem de acordo com o ambiente que estiverem. Instruções sobre cores e quais estilos combinam com cada aluno também são assuntos presentes nas salas de aula. Com isso, é possível trabalhar com a autoestima e independência do aluno por meio de ensinamentos da moda.

“O principal trabalho que realizamos no nosso ateliê é voltado ao planejamento e produção de coleção de moda. Nisso, discutimos conceitos, inspirações e paletas de cores. É muito enriquecedor. Também apostamos em projetos de costuras, que envolvem a confecção de ecobag, estojos e outros acessórios”, destaca a professora.

Para Laís, a costura básica e a etiqueta de vestimenta são coisas fundamentais no desenvolvimento do jovem. Por essa razão, a disciplina se torna tão importante para ser incluída na rotina dos alunos brasileiros. “Toda instituição deveria ter a Moda como matéria extracurricular ou, pelo menos, um projeto envolvendo essa temática para envolver os estudantes”, defende a professora.

SERVIÇO:

Colégio Seriös

SGAS 902 BL. C Lt. 75 Brasília-DF

Telefone: (61) 3049-8800

 

Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.