Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 4 de dezembro de 2022 01:13

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Santa Catarina registra primeira neve de 2021

Nubia Paula

ByNubia Paula

jun 29, 2021
Advertisement

Santa Catarina registra primeira neve de 2021

Fenômeno foi observado em municípios do Sul e do Oeste do estado

Uma semana após o início do inverno no hemisfério sul, o estado de Santa Catarina registrou as primeiras ocorrências de neve do ano na manhã desta segunda-feira (28). O fenômeno foi observado em Água Doce e Irani, na região Oeste, e em Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, cidades que ficam no Planalto Sul catarinense. As informações são do Ciram/Epagri, órgão que monitora o clima em Santa Catarina. 

Em São Domingos, Abelardo Luz e Lages, houve a ocorrência de chuva congelada. Os dois fenômenos, neve e chuva congelada, estão associados à combinação entre umidade, a presença de uma frente fria, e de frio, com o avanço de uma massa polar para o Sul do Brasil.

“No decorrer da manhã, já tivemos a ocorrência de neve nas áreas mais altas do Planalto Sul, e chuvas congeladas em algumas localidades do Meio-Oeste. E a tendência é que essa frente fria mantenha a nebulosidade e umidade sobre o estado e, com as temperaturas baixas, as condições para a neve ainda persistem”, afirmou a meteorologista Marilena Lima.

No início da tarde, foram registradas temperaturas inferiores a 5°C em grande parte do interior de Santa Catarina, informou o Ciram/Epagri. Ainda segundo o órgão, a partir de amanhã (29), o frio úmido, propício para a neve, dá lugar a um frio mais seco e a condição torna-se favorável para geada no estado.

Diferença

De acordo com meteorologistas, chuva congelada e neve são fenômenos diferentes. No caso da neve, trata-se de uma precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, formados pelo congelamento do vapor d’água suspenso na atmosfera, em geral em formato hexagonal. Já a chuva congelada normalmente antecede a precipitação de neve e se assemelha a um granizo pequeno, que cai e salta, podendo fazer barulho.

da Agência Brasil – Brasília

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.