• 21 de maio de 2022 07:28

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Colégio Seriös é a primeira instituição de ensino do Brasil a trabalhar com a metodologia Neurokinetic

61brasilia

By61brasilia

jul 6, 2021
Advertisement

Colégio Seriös é a primeira instituição de ensino do
Brasil a trabalhar com a metodologia Neurokinetic

Método busca aumentar o desempenho dos alunos por meio do desenvolvimento de capacidades cognitivas

  No início deste ano, o Colégio Seriös, localizado em Brasília, incluiu a Neurokinetic na grade de atividades extras da instituição. Com a iniciativa, a escola se tornou a primeira no país a apresentar o assunto aos estudantes. Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, o método tem ganhado espaço em diferentes países por integrar a neurociência ao processo de ensino e aprendizagem.

De modo geral, o seu objetivo é aumentar o desempenho dos indivíduos nas atividades executadas em diferentes áreas da vida. Dessa forma, é possível incrementar as capacidades cognitivas de cada ser humano, independente da idade, favorecendo a velocidade de processamento e a emissão de respostas motoras.

Essa metodologia, apesar de ter entrado no dia a dia dos estudantes apenas neste ano, tem sido uma pauta frequente entre os profissionais da instituição. Desde 2019, o Colégio Seriös ministra cursos e palestras, destinados aos colaboradores da escola, para aprimorar o conhecimento acerca do assunto.

Geison Isidro Marinho, psicólogo parceiro do Seriös, é um dos responsáveis pela aplicação do método na escola. Junto com Evaldo Maciel, educador físico, os profissionais apresentam, de forma prática, a Neurokinetic às crianças e aos adolescentes.

“O programa traz atividades neurocognitivas, equipamentos e materiais para a realização das atividades. As turmas contam com, no máximo, dez alunos – organizados por idade. Durante as aulas, os estudantes realizam os exercícios motores, cognitivos e com recursos tecnológicos desenvolvidos exclusivamente para desenvolver aspectos específicos do âmbito motor e sensorial”, explica Geison.

Na prática, a Neurokinetic estimula a coordenação viso-motora, o processamento da informação e as visões periférica e focal. Além disso, também é possível trabalhar com a atenção dividida e a atenção focal, estimulando a redução no tempo de reação a um estímulo.

“Com a melhora da percepção, atenção, memória, planejamento, tomada de decisão e velocidade de processamento, o estudante consegue ter maior potencial de aprendizagem e, também, amplia a sua capacidade de respostas adaptativas ao meio”, comenta.

Para Geison, ampliar o repertório cognitivo-comportamental, estimulando a neuroplasticidade neuronal por meio da ampliação de redes neurais, é um dos benefícios da Neurokinetic. Segundo o psicólogo, o aprendizado pode ser generalizado. Isso significa que é possível otimizar situações cotidianas variadas, o que implica no crescimento pessoal e profissional de um indivíduo.

SERVIÇO:

Colégio Seriös

SGAS 902 BL. C Lt. 75 Brasília-DF

Telefone: (61) 3049-8800

 

Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.