• 29 de junho de 2022 01:49

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Seta Arquearia

Leitura pode se transformar em um hábito quando praticada com regularidade

61brasilia

By61brasilia

jul 12, 2021
Advertisement

Leitura pode se transformar em um hábito quando praticada com regularidade

Em Brasília, o Colégio Seriös adotou o projeto “Book Club” para os estudantes desenvolverem interesse por livros com mais frequência. A iniciativa foi criada a partir da ideia de três alunas da instituição

  Estima-se que os brasileiros leiam, em média, cinco livros por ano. O levantamento foi realizado no ano passado, pelo Instituto Pró Livro, em parceria com o Itaú Cultural. Além disso, de 2015 para 2019, a porcentagem de leitores caiu de 56% para 52%. Os dados indicam um problema crescente na população no que diz respeito ao comportamento da sociedade em relação à leitura.

Para mudar essa realidade no seu ecossistema, o Colégio Seriös, em Brasília, adotou um projeto especial, que iniciou no mês de junho deste ano. Por meio do “Book Club”, os estudantes da escola podem se reunir para desenvolver o hábito da leitura e, também, para trabalhar o vocabulário em outro idioma. Saulo Jander, professor de Inglês e coordenador da ação, explica a proposta.

“Três títulos são sugeridos e avaliados entre os alunos. O livro mais votado é o escolhido para o próximo encontro. A ideia do projeto é intercalar as línguas portuguesa e inglesa nos encontros. Como a primeira ocasião teve uma leitura em português, o nosso próximo encontro será com uma obra em língua inglesa”, diz.

A iniciativa surgiu a partir da solicitação de três alunas da instituição, que apresentaram a ideia do projeto para a diretora do Seriös. Para Saulo, é gratificante ver o envolvimento das jovens nesse aspecto. “Quando parte dos próprios alunos, um consegue influenciar o outro e, dessa forma, aumenta o número de alunos envolvidos em uma atividade que só traz benefícios para os jovens”, comenta.

O primeiro encontro levou o romance “Um de nós está mentindo”, da autora Karen. M McManus, para as salas de aula. Resumidamente, a história se passa em uma escola de Ensino Médio, nos Estados Unidos. A obra aborda questões relevantes a serem discutidas, como estereótipos, bullying e a exposição nas redes sociais.

Para o professor, essa iniciativa traz a possibilidade do estudante crescer no âmbito pessoal e profissional. Saulo reforça que a leitura é capaz de deixar um indivíduo mais crítico e reflexivo. Por essa razão, ela se torna indispensável no desenvolvimento intelectual do ser humano.

“Quem tem o hábito de ler é mais analítico, pois a leitura potencializa a interpretação dos fatos e desenvolve a capacidade de argumentação. O aluno que lê com frequência vai, por exemplo, se sentir mais à vontade para escrever uma redação devido ao seu repertório argumentativo ser maior e o seu vocabulário, mais extenso”, exemplifica.

Saulo também indica que a leitura pode se tornar uma ferramenta de autoanálise. Para o profissional, através das histórias dos outros, é possível trabalhar com aspectos internos para descobrir coisas pessoais. “Segundo Noam Chomsky, linguista e professor no Massachusetts Institute of Technology (MIT), aprendemos muito sobre a vida humana e sobre personalidades a partir dos romances. Ler traz autoconhecimento”, complementa.

Como criar o hábito da leitura

O professor de Inglês do Seriös indica que, para a leitura se tornar um hábito, é importante criar uma rotina com os livros. “Separe um tempo do seu dia e se dedique a ler. É importante deixar qualquer distração de lado, como o celular, para que você dê atenção ao livro. Com o passar do tempo, você ficará mais focado”, pontua.

Além disso, Saulo indica que a leitura deve se tornar uma atividade interessante. Para isso, é aconselhado a busca de gêneros e obras que possam agradar o leitor.

“Ler estimula a memória, a criatividade e a imaginação. A leitura faz com que o seu vocabulário se desenvolva e a sua escrita melhore. Se estimularmos nossas crianças e adolescentes a serem leitores ávidos, formaremos cidadãos mais críticos e autônomos em sua interpretação dos fatos”, destaca.

SERVIÇO:

Colégio Seriös

SGAS 902 BL. C Lt. 75 Brasília-DF

Telefone: (61) 3049-8800

 

Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.