• 20 de maio de 2022 01:03

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Ensino para as crianças, acolhimento para toda a família

61brasilia

By61brasilia

jul 28, 2021
Advertisement

Ensino para as crianças, acolhimento para toda a família

Creche em Brasília tem como diferencial a oferta de espaços para trabalho e alimentação dos pais enquanto os filhos estão aprendendo e recebendo todos os cuidados

Brasília tem uma ampla oferta de creches e escolas. A maioria, contudo, foca exclusivamente no atendimento aos alunos. Assim, os pais precisam deixar os filhos na porta da instituição e buscá-los ao fim do dia, sem um acompanhamento real das atividades e dos cuidados oferecidos. Criada em fevereiro de 2018, a creche Pedaço de Mim – Care for Kids surgiu do sonho de mudar essa perspectiva e de acolher não apenas as crianças, mas toda a família.

A ideia nasceu quando o diretor Jáureo Filho veio de Salvador (BA) para a capital federal ao lado da esposa, Thaís, e da filha mais velha, Clara, à época com quatro meses de vida. Longe dos familiares e sem uma rede de apoio, pensaram que encontrariam esses laços em uma instituição de ensino. “Ficamos muito frustrados porque não encontramos esse acolhimento. Isso gerou muita insegurança. Acabei saindo do trabalho e ficando em casa com a minha filha até ela crescer um pouco mais”, conta Jáureo. “Nessa época, começamos a pensar se essa era uma necessidade só nossa ou se outros pais também sentiam isso”, acrescenta.

Assim surgiu a proposta da Pedaço de Mim, localizada no Setor Hoteleiro Sul e destinada a crianças dos cinco meses aos três anos de idade, mas com espaços idealizados para que os pais ou responsáveis possam acompanhar o dia a dia dos alunos. Enquanto os pequenos recebem o ensino e a atenção das professoras nas salas e nos parquinhos, todo o andar superior da creche é voltado para a família.

No Espaço Work, há internet, telefone e ar condicionado para quem quiser trabalhar por ali. Já no Espaço Relax, colchonetes, almofadas, livros e brinquedos proporcionam um ambiente tranquilo para descanso e momentos de interação com os filhos. Além disso, há uma área de alimentação, com oferta de almoço para as famílias, para quem quiser aproveitar uma pausa no trabalho e comer ao lado das crianças. A Pedaço de Mim conta ainda com uma sala de amamentação.

“Fizemos questão de oferecer uma estrutura acolhedora para os pais. Eles podem vir, conviver com os filhos, trabalhar, a mãe pode amamentar. Por isso também escolhemos uma localização central, para ficar mais próximo aos locais de trabalho”, explica o diretor. Se ainda assim a correria do dia a dia não permitir esse vínculo presencial, a tecnologia está presente para encurtar as distâncias. “Temos câmeras de monitoramento em tempo real, disponibilizadas para os pais ou responsáveis, e um aplicativo que atualiza todas as informações da criança ao longo do dia”, acrescenta Jáureo.

Recursos que tranquilizaram o coração de quem precisou escolher a primeira escola do filho quando ele ainda tinha sete meses de vida. “Quando eu estava pesquisando creches para colocar o Guilherme, fiz questão de ir pessoalmente em muitas. Algumas coisas que eu encontrei na Pedaço de Mim eram exatamente o que eu buscava”, comenta a analista judiciário Elisa Jara, de 39 anos, mãe do Guilherme, hoje com dois anos. Para ela, o acesso às câmeras com transmissão ao vivo foram um importante diferencial.

“Saber que eu poderia ver como o meu filho estava, poderia acompanhar o dia a dia dele, isso me tranquilizou muito. Logo no início, me batia saudades ou até uma preocupação se ele estaria bem ou chorando, aí eu abria o aplicativo e via nas câmeras ele rindo, brincando, ou ganhando um carinho ou um colinho de uma das tias. Isso me trazia uma tranquilidade muito grande”, relembra.

Com a pandemia de Covid-19 e a ampliação do home office, outro diferencial foi a possibilidade de trabalhar dentro da escola, sem precisar enfrentar trânsito e longas distâncias para levar e buscar o filho. “O Espaço Work facilita muito a minha vida, já que eu posso ficar trabalhando de lá”, pondera Elisa.

Para ela, contudo, todas essas facilidades são um complemento ao que ela considera o principal aspecto da Pedaço de Mim: o tratamento com os pequenos. “Todos os funcionários conhecem as crianças pelo nome e têm um carinho enorme. As crianças amam todos, e para mim esse é o maior termômetro. Se eles tratam com carinho, todo o resto é bem feito”, acredita. Aliada a tanto cuidado, a educação também é de qualidade, oferecida por pedagogas e seguindo o método sociointeracionista.

Nova realidade

O fechamento das escolas no ano passado, em virtude da pandemia, trouxe para os pais uma série de incertezas. Todas as instituições precisaram se adaptar à nova realidade, e com a Pedaço de Mim não foi diferente. Para receber os alunos de forma adequada, foram adotadas medidas que vão bem além da oferta de álcool em gel.

Toda a escola passou por uma sanitização completa, realizada por empresa especializada. Os ambientes ganharam aparelhos esterilizadores de ar, e a limpeza agora é feita com peróxido de hidrogênio acelerado. Além disso, há medição de temperatura e oxigenação de todos os alunos e funcionários ao longo do dia, além do uso de equipamentos de proteção.

Tantos sinais de cautela deram a Elisa Jara a confiança necessária para que Guilherme retornasse às atividades. “Durante o fechamento, a creche já começou a mandar para a gente todos as providências que estavam adotando para reduzir os riscos. Percebi que não pouparam nem esforços nem investimentos para fazer tudo que fosse possível”, analisa.

“Eu me tranquilizei muito com os protocolos adotados. Vi as providências, os treinamentos dos profissionais, a higienização que foi feita. E ele estava sentindo muita falta. Pela felicidade dele, pelo desenvolvimento que ele tem com as atividades, com a interação e com o carinho que recebe, vale a pena”, aponta a mãe.

A Pedaço de Mim oferece três opções de turno (regular, semi-integral e integral), conta com nutricionista e auxiliar de enfermagem, e está localizada no St Paul Plaza Hotel, no Setor Hoteleiro Sul. Para conhecer o espaço, é possível agendar uma visita pelo telefone (61) 3201-1212.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.