• 15 de agosto de 2022 04:08

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Grama Solara

É preciso reconhecer a importância dos profissionais de Educação

61brasilia

By61brasilia

jul 29, 2021
Advertisement

É preciso reconhecer a importânciados profissionais de Educação

Há doze anos, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 6336/09, responsável por criar o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, para que a data pudesse ser comemorada, anualmente, em 6 de agosto. Cinco anos depois, a Lei 13.054/14 sancionou a comemoração em todo território nacional.

A celebração deve ser trazida à tona por se tratar de uma homenagem aos profissionais que atuam na linha de frente para promover o ensino para milhões de jovens brasileiros. Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais representativos do universo pedagógico, certa vez citou que a educação é capaz de mudar as pessoas e, por sua vez, esses indivíduos transformarão o mundo.

A afirmação feita pelo educador e filósofo carrega a essência do que nós –  professores, pedagogos e personagens ativos da Educação – tentamos levar para as salas de aula. Sabemos que cada jovem possui uma força ímpar para transformar a própria realidade. Essa mudança, por sua vez, impacta o ecossistema do indivíduo e, portanto, é possível ramificar uma ideia para outras pessoas até atingir a população de uma forma ampla e significativa.

Entretanto, para que uma ideia comece a sair do papel, é preciso contar com o crescimento de uma semente especial que ajuda a expandir os pensamentos dos jovens. É nesse momento que entramos em cena para auxiliar na construção de projetos e sonhos.

Vale destacar que o papel do educador está em constante expansão e, portanto, é necessário acompanhar as mudanças que o mundo traz para as nossas vidas. Com a pandemia de Covid-19, tivemos certeza deste fato. Isso porque cada instituição do país buscou se adaptar à realidade que, até hoje, estamos inseridos.

Independentemente de qualquer mudança que sofremos, continuamos presentes como vetores fundamentais para que o crescimento pessoal, intelectual, social e profissional dos jovens possa ser levado adiante. As mudanças do mundo não implicam na estagnação da Educação. Devemos acompanhar o novo cenário e, além de tudo, integrar os alunos a esse novo normal.

Os sonhos não deixaram de existir assim como a vida não parou de correr contra o relógio. Por isso, buscamos nos fortalecer como profissionais que se importam com o futuro da sociedade e que buscam o melhor para o dia de amanhã. Temos consciência de que nossas crianças e adolescentes são a chave para isso e, por tal razão, não desistiremos de trazer o melhor ensino a cada amanhecer.

Nosso papel é fundamental e merece ser reconhecido não apenas na data comemorativa. Nas mãos de um educador pode estar o caminho para o sucesso de muitos estudantes. Este profissional pode educar pessoas que serão capazes de transformar a sociedade, diminuir desigualdades, levar cultura e melhores condições de vida a lugares e pessoas inimagináveis. Este profissional pode transformar destinos – e salvar vidas! Celebremos a vida, o dom, o chamado e a vocação dos educadores!

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

Vanessa Araújo*

*Diretora pedagógica do Colégio Seriös.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.