• 25 de maio de 2022 13:37

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Cuidado: não seja vítima de golpes do trading online

61brasilia

By61brasilia

ago 31, 2021
Advertisement

Cuidado: não seja vítima de golpes do trading online

“A ascensão da era digital resultou em uma sobrecarga de informações, muitas vezes, compostas de opiniões não qualificadas e declarações sem fundamento”. A frase é de Tiago Cardoso, Product Manager do IX Social, que ilustra um cenário comum no mercado de trading online: o de golpes.

O fato é que o crescimento da tecnologia proporcionou uma evolução na maneira que os golpistas operam, muito mais detalhada e oportunista. Segundo Tiago, o número de traders online acompanha este crescimento digital. “Por isso, é vital para os aspirantes a traders se protegerem quando se trata de trading online”, alerta ele.

Por conta deste cenário, muitos iniciantes no mercado de trading demonstram preocupação com a segurança de seus fundos e dados pessoais e, portanto, hesitam em começar a negociar. “É vital buscar uma corretora estabelecida, respeitável e regulamentada, capaz de  monitorar as atividades de seus clientes, parceiros e partes interessadas. Tudo deve operar dentro das diretrizes regulamentadas”, explica ele, acrescentando que a implementação de regulamentações mais rígidas tornou a ocorrência de golpes mais difícil.

Encontrando a corretora certa

Desta maneira, Tiago Cardoso diz que é fundamental realizar pesquisas sobre a corretora e os regulamentos que segue, acrescentando que o melhor lugar para fazer isso seria a Comissão de Securities das Bahamas (SCB), que mantém um registro atualizado de todas as empresas e de suas atividades comerciais.

Em segundo lugar, ele explica que os traders devem reconhecer o risco do investimento X recompensa, levando em consideração que deve haver uma abordagem equilibrada entre os dois. “Desconfie de esquemas que são muito fáceis, seja ao abrir uma conta, ou muito fáceis de depositar, negociar e ganhar dinheiro. São sinais claros de regulamentos e processos limitados. Também é importante questionar: se o meu investimento é muito baixo, como a corretora está ganhando dinheiro? Se for esse o caso, muitas vezes há mais coisas em jogo do que podemos perceber inicialmente”, revela.

Tiago Cardoso explica, ainda, que a localização física do broker também entra em jogo citando que, embora o negócio seja administrado de maneira online, as empresas com presença física demonstram um compromisso maior com seus negócios, suas equipes e, em última instância, com seus clientes.

Mitigar riscos é fundamental

Embora alguns traders ainda possam ser vítimas devido a esquemas mais elaborados, Cardoso oferece conselhos valiosos sobre a melhor forma de mitigar os riscos potenciais. Ele diz que, além de nunca negociar com corretoras não regulamentadas, os traders só devem fazer parceria se estiverem familiarizados com os serviços oferecidos. Cardoso sugere, também, que os aspirantes a traders peçam conselhos a um amigo que entenda do mercado. “Na maioria das vezes, os amigos terão somente boas intenções em mente, alertando sobre quaisquer riscos potenciais”, avalia.

Para finalizar, Tiago alerta que existem práticas antiéticas em todas as indústrias, e com a negociação de CFD não é diferente. “Ter as políticas corretas de monitoramento e supervisão em vigor, e trabalhando com os reguladores, garantirá à indústria e seus comerciantes a tranquilidade de saber que não existe nenhuma maneira fácil de alguém manchar a reputação de nossa indústria”, conclui.

Tiago Cardoso – IX Social Product Manager

Tiago é economista e trader financeiro. Ele tem mais de 10 anos de experiência no setor financeiro e negocia diversos ativos, incluindo forex, ações e commodities. Sua estratégia de investimento é baseada em análise técnica, além de um plano de gerenciamento de riscos rígido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.