Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 28 de setembro de 2022 12:15

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

A poesia popular encanta escolas do DF em outubro e novembro

61brasilia

By61brasilia

out 22, 2021
Advertisement

Projeto Romaria Poética chega com a cultura popular a escolas de Samambaia e Ceilândia

Muito mais que palavras, a poesia é essência. Com ela expressamos sentimentos, emoções, ideias e ideais; encantamos e somos encantados. Ela nos leva a lugares, nos remete a cheiros, nos traz sensações e povoa nosso imaginário. Acessível por natureza, ela é ferramenta de arrebatamento e transformação social. A partir dessa força da poesia, foi criado o Romaria Poética, que chega a sua 2ª edição. O projeto é um sarau poético musical que caminhará por escolas e outros locais públicos das cidades de Ceilândia e Samambaia. Além da potência da poesia, nossa 2ª. Edição vem acrescida de quatro apresentações de teatro de mamulengo e duas oficinas de literatura de cordel. Destacando ainda um viés “pedagógico” necessário ao adentrarmos o universo de escolas públicas, onde a Educação de Jovens e Adultos se faz presente. As atividades do Romaria Poética vão acontecer entre os dias 25 de outubro e 05 de novembro, para alunos do EJA do Distrito Federal.

Artistas do Romaria
A poesia popular tem grande referência no Nordeste, onde se encontram ricas vertentes culturais, como o Cordel, o Repente, a Cantoria, as Emboladas e várias outras manifestações da nossa cultura popular. E é de lá – do Nordeste – que virão os artistas Ivan Matos (PI) e Miguel Mariano (CE). O rico mosaico do Distrito Federal é representado por poetas primorosos como: Margô Oliveira, Ancelmo Borges, Domício Chaves, Jirlene Pascoal, Chico Nogueira, Cacá Poeta e Carlos Araújo. Na música, diversos ritmos e sonoridades das nossas tradições populares serão mostrados pelo grupo ceilandense Taleta de Bambu que é composto por Nanci Araújo, Josiane Araujo, Ítalo Oliveira, Herval Magoo, Breno Trindade, Humberto Fernandes e Margô Oliveira.

Por meio da poesia, da música e do mamulengo, o projeto busca constituir uma transversalidade com as disciplinas educação artística, língua portuguesa, história, geografia, letras, entre outras, propiciando lampejos de alegria e entretenimento ao árduo aprendizado diário. Estar novamente nos torreões periférico-urbanos mostrando outras possibilidades do fazer poesia, música e agora acompanhados de um teatro de mamulengo é, de fato, uma maneira de concretizar a existência de uma cultura plural e firmar a grandiosidade poética e estética daquilo que é nosso, e é de direito. Durante dois meses, em quatro apresentações do sarau e duas oficinas, os diversos artistas participantes (locais e também nacionais), expressarão seus diferentes estilos poéticos se revezarão recitando poesias e canções, mostrando símbolos e ritmos que denotam um pouco da abundante riqueza da nossa cultura popular.

SERVIÇO
Romaria Poética – 2ª Edição
Quando: de 25 de outubro a 05 de novembro de 2021
Onde: Escolas da Rede Pública do DF
Programação:25/10/21 (segunda-feira) 19h30min
Centro Cultural de Ceilândia – QNN13, Área Especial – Ceil. Norte
(Recebendo CED 11 – Ceilândia)
Poetas: Domício Chaves, Miguel Mariano e Chico Nogueira
Teatro: Mamulengo Gratidão
Música: Taleta de Bambu
26/10/21 (terça-feira) 19h30min
CEF 404 – Samambaia – QS 404 – Área Especial 01 – Samambaia Sul –
Poetas: Domício Chaves, Miguel Mariano e Cumpadi Ancelmo
Teatro: Mamulengo Gratidão
Música: Taleta de Bambu

27/10/21 (quarta-feira) 19h
CEF 25 – Ceilândia – QNP 09, Área Especial – P Norte –
Poetas: Ivan Matos, Cumpadi Ancelmo e Jirlene Pascoal
Teatro: Mamulengo Gratidão
Música: Taleta de Bambu

03/11/21 (quarta-feira) 19h30min
CED 11 – Ceilândia – EQNP 01/05 – P Norte –
Oficina de Literatura de Cordel com Mestre Ivan Matos

04/11/21 (quinta-feira)19h30min
CEF 427 – Samambaia – QN 427, Área Especial 02 – Samambaia Sul
Oficina de Literatura de Cordel
Mestre Ivan Matos

05/11/21 (sexta-feira)19h30min
Complexo Cultural de Samambaia – Centro Urbano – Samambaia Sul –
(Recebendo o CEF 427 – Samambaia)
Poetas: Domício Chaves, Miguel Mariano e Ivan Matos
Teatro: Mamulengo Gratidão
Música: Taleta de Bambu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.