Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; WP_Categories_to_Tags has a deprecated constructor in /home/61brasilia/www/wp-content/plugins/wpcat2tag-importer/wpcat2tag-importer.php on line 31
POESIA PRESENTE - 61 Brasilia
Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 6 de outubro de 2022 21:33

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Bio Mundo

POESIA PRESENTE

61brasilia

By61brasilia

nov 2, 2021
Advertisement

O poema “Tortura” publicado no livreto “Realejos” da coleção Livros de Bolso da BRIC/A/BRAC, em 1998, é a minha contribuição à construção do Memorial do antigo DOI-Codi, em São Paulo, onde milhares de brasileiros e brasileiras (e também inúmeros estrangeiros) foram torturados pelas forças policiais da Ditadura militar que governou o Brasil de 64 a 85.

Centro de terror e maus tratos aos que buscavam as liberdades políticas e culturais; foi nesta sucursal do inferno que centenas de patriotas perderam suas vidas eliminados à bala ou na tortura.

A construção deste Memorial, já autorizado pela justiça, é algo fundamental para que a memória deste tempo cinza, violento e cruel não se repita jamais.
Masmorra comandada pelo então major do exército Brilhante Ustra, torturador inqualificável.

Nos meus tempos de estudante em São Paulo também conheci este inferno na terra.

Este poema abre o meu processo (não julgado até hoje) contra o Estado Brasileiro junto à Comissão de Anistia.

É um verso curto, direto e repleto de significados para quem viveu esse tenebroso tempo ditatorial e não deseja a nenhum custo que isso volte a se repetir na nossa ainda jovem democracia.

Click aqui

TORTURA NUNCA MAIS!

Luís Turiba – Poeta e jornalista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.