Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 25 de setembro de 2022 23:05

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Cappuccino

Guará será “hackeado” para o bem no fim de semana

61brasilia

By61brasilia

dez 4, 2021
Advertisement

Mutirão Cidade Inteligente promove série de eventos gratuitos na cidade. Serão mais de 20 atividades abertas ao público durante todo o sábado

Os quatro cantos do Guará serão mapeados pelo mutirão Cidade Inteligente, neste sábado, a partir das 9h. Uma verdadeira maratona de ações como palestras, oficinas e ações culturais abertas à comunidade e realizadas em diversos pontos da cidade.

Para este fim de semana, serão mais de 20 atividades abertas à comunidade que se estenderão ao longo de todo o dia, em diferentes pontos do Guará, seguindo todos os protocolos vigentes de prevenção à covid-19| Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

O Festival Hackacity Guará é uma realização do Conselho de Desenvolvimento Econômico do DF (Codese-DF) e da Secretaria de Estado de Turismo do DF.  “Vamos ‘hackear’ a cidade do Guará com atividades espalhadas em todos os cantos: de auditórios, bares, restaurantes, escolas, praças e outros locais inusitados de forma presencial e/ou virtual”, destaca a idealizadora e coordenadora do projeto, Cristiane Pereira.

Ela explica que o cidadão é o ponto de referência, no centro da ação, durante a vivência neste dia. “E vai poder escolher que tipo de conhecimento e/ou informação que quer receber ou ter acesso, dando visibilidade para a cidade do Guará como uma cidade inovadora”, complementa.

“Esse projeto faz a diferença na vida de jovens e adultos pelo turismo. O turismo é a indústria que mais gera desenvolvimento e renda. O Hackacity Guará está impactando essa cidade pela economia criativa. Estivemos aqui com o programa Turismo em Ação e mapeamos os pontos turísticos da cidade. As experiências que são oferecidas aqui são únicas. Nós temos um futuro que começa agora e as nossas ações, hoje”, avalia a secretária Vanessa Mendonça.

Outro Patamar

Para o presidente do Codese-DF, Leonardo Ávila, o projeto inseriu o Guará em outro patamar. “Serve de modelo e exemplo para outras administrações regionais, para as cidades do entorno e para o Brasil. O Codese se envolverá em todas as ações que signifiquem melhoria da qualidade de vida dos habitantes do DF, representamos a sociedade civil, com representantes dos mais diversos segmentos, autoridades, do meio acadêmico” afirma Leonardo Ávila.

“Para desenvolver o Hackacity, adotamos a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, recomendada pela Câmara de Turismo 4.0 – Desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes. O objetivo do documento é elaborar e consolidar propostas sobre o tema “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)”, incluindo ações ligadas à mobilidade, à segurança e à melhoria dos gargalos; incentivar os instrumentos de transformação digital como meio de transformação dos destinos em DTI com foco na competitividade dos destinos turísticos brasileiros”, explica a coordenadora do projeto, Cris Pereira.

“O Guará é uma cidade fantástica, que tem uma história única, que começou pelas mãos dos moradores. Hoje possui 140 mil habitantes, está a 13 km da Esplanada, tem a Feira do Guará, o mais importante centro comercial da região e a Paróquia Maria Imaculada, um tesouro para o turismo religioso. Estamos inserindo o Guará na rota do turismo do DF. Vamos qualificar, reposicionar e embalar um produto pronto para o mercado de trabalho. E esse produto será o nosso legado para as futuras gerações”, ressalta a secretária Vanessa Mendonça.

Parceria

“Essa parceria é muito importante enquanto Escola Técnica do Guará, que atende os estudantes e a comunidade de uma forma geral. Ofertamos formação profissional e técnica e vemos esse projeto como um novo degrau para a nossa comunidade”, justifica a diretora da Escola Técnica do Guará, Gisele Caloví. Para este fim de semana, serão mais de 20 atividades abertas à comunidade que se estenderão ao longo de todo o dia, em diferentes pontos da cidade, seguindo todos os protocolos vigentes de prevenção à covid-19.

Durante a programação “Hackacity Guará – Mutirão cidade inteligente” ocorrerá o lançamento da websérie que destaca todas as potencialidades da cidade como rota turística no Distrito Federal no canal do Projeto no Youtube . A série é um retrato do Guará, desde a sua criação até os dias de hoje, que revela a evolução da cidade e suas características tradicionais.

No canal também serão disponibilizados, posteriormente, vídeos de todas as atividades do Festival. A previsão é que a série de conteúdos esteja no ar até o dia 8 de dezembro.

Confira a programação

● 9h (Administração do Guará): Abertura do Festival com o tema “Cidades inteligentes – O que motivou o projeto Hackacity Guará Mutirão Cidade Inteligente”
● 10h (Escola Técnica do Guará): Debate – ênfase no Polo de Modas do Guará”
● 10h30 (Administração do Guará): Palestra: Plano para Cidades Inteligentes do Distrito Federal
● 11h (Horta Comunitária do Guará na QE 38): Debate “Meio ambiente e sustentabilidade”
● 11h30 (La Bella QI 29): Roda de Conversa “Gastronomia como potencial turístico”
● 12h (Chalé da Traíra): Palestra “A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”
● 12h30 (Feira do Guará): Debate “Empreendedorismo Social e Economia Criativa”
● 14h (Feira do Guará): Palestra “O projeto Câmara do Turismo 4.0”
● 14h30 (Torteria Gourmet – QE 26): Debate “Tecnologia e games como solução para resgate do jovem ao empreendedorismo e trabalho”
● 15h (Administração do Guará): Debate “Diversidade – Projeto Glória”
● 15h30 (Espaço Multiplicidade): Palestra “Como nasceu o Projeto Hackacity Guará”
● 16h (4º Batalhão de Polícia Militar): Debate “Esportes no Guará como resgate da sociedade para viver e colaborar”
● 16h30 (Casa de Cultura): Roda de Conversa “O patrimônio público da cidade do Guará”
● 17h (Urbanos Observatório na QE 13): Debate “O impacto da mobilidade numa cidade”
● 17h30 (Casa de Cultura): Palestra “Apresentação do Diagnóstico do projeto Hackacity Guará”
● 18h (Teatro Arena – Casa de Cultura): Encerramento

Cultura, empreendedorismo e turismo

Além dos debates e palestras temáticas, o Festival Hackacity Guará vai promover outras intervenções culturais e empreendedoras pela cidade. Serão diversas atividades e atrações entre shows, oficinas e feiras. Confira as atrações:

● 8h (Administração do guará): Pocket show com Diego Leon
● 9h às 11h (Horta Comunitária do Guará): Oficina de brinquedos e recicláveis
● 10h (Espaço Multiplicidade): Oficina Criação, Direção e Produção de Vídeo Clip.
● 10h às 16h (Praça da QE 19): Feira de empreendedorismo criativo d’A Pilastra; Oficina de Grafite; Oficina de construção de uma marionete tipo KOKOSCHKA
● 10h (Skateparque do Cave): Oficina de Skate com o Submundo Guará
● 14h (Ateliê Lola – QE 30 conjunto F casa 59): Oficina de Desenho Cidade Inteligente para Crianças
● 16h (Casa da Cultura do Guará): Roda de Conversa “Brazilian Blues Band, 27 anos de Música Independente”
● 18h (Casa da Cultura): Mulherau Flash Mob – Por vivências e práticas feministas nas cidades inteligente
● 20h (Casa da Cultura do Guará): Show com a Brazilian Blues Band

Serviço

Festival Hackacity Guará – Cidade Inteligente (atividades gratuitas) – Neste sábado, dia 4 de dezembro, das 9h às 20h. Início das atividades na Administração do Guará. Programação completa no link: https://hackacity.com.br/

*Com informações da Secretaria de Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.