Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 28 de setembro de 2022 05:58

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Vila velluti

Natal e solstício de verão são destaques

61brasilia

By61brasilia

dez 19, 2021
Advertisement

Entre os dias 19 a 25 dezembro lembra a festa do Natal, conhecida por comemorar o nascimento de Jesus para os cristãos. Além disso, no dia 24 é o aniversário da escritora Ana Maria Machado, responsável pela venda de mais de 20 milhões de exemplares dos seus livros, publicados em mais de 20 idiomas.

Solstício de Verão – comemorado no Hemisfério Sul

O próximo dia 21 dará início ao solstício de verão aqui no Brasil, ou seja, começará o verão no hemisfério sul. Ao mesmo tempo, acontece o solstício de inverno no hemisfério norte. Mas como isso ocorre exatamente? No momento do solstício, diferentemente do equinócio, o Sol estará em seu posicionamento máximo de norte a sul do planeta Terra. Logo, isso produz luminosidades diferentes para os dois hemisférios terrestres. O hemisfério sul receberá mais luz e estará no verão. Já o hemisfério norte, menos luz e estará no inverno.

Dia do Atleta

Também no dia 21 de dezembro, é comemorado o Dia do Atleta. A data foi decretada pelo ex-presidente Jânio Quadros, com o intuito de homenagear os atletas brasileiros pelo seu esforço, principalmente aqueles que levam a bandeira brasileira por todo o mundo em competições. Além disso, vem honrar os atletas do dia a dia, que não competem, mas se dedicam a algum tipo de esporte.

70 anos da primeira telenovela do Brasil

Escrita, dirigida e atuada por Walter Forster, Sua Vida Me Pertence, a primeira telenovela brasileira, estreou há 70 anos no dia 21 de dezembro de 1951. Apresentada ao vivo duas vezes por semana na extinta TV Tupi de São Paulo, Sua Vida Me Pertence foi precursora de um hábito que se tornaria comum na rotina do brasileiro: o ato de assistir a novelas. Ela também foi responsável por quebrar um grande tabu da época, dos anos 1950. Nela foi dado o primeiro “beijo” da televisão brasileira.

Ana Maria Machado

Eleita em 2003 para a Academia Brasileira de Letras, ABL, a escritora Ana Maria Machado reúne uma vasta biografia. Formada em letras neolatinas pela extinta Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, atuou como jornalista por um bom tempo, até 1980. Após isso, passou a se dedicar a escrever livros, experiência que ela já tinha tido contato antes. No decorrer de sua carreira, conquistou muitos prêmios e reconhecimentos no ramo da literatura.

Ana Maria Machado também ficou conhecida pela abertura, em 1979, da primeira livraria infantil do Brasil, a Malasartes, que existe até hoje na cidade do Rio de Janeiro. A escritora foi eleita em 2003 para a cadeira n° 1 da ABL. Ela chegou a presidir a Academia em 2012 e 2013. Nascida em Santa Teresa, no estado do Rio de Janeiro, em 1941, neste dia 24 de dezembro ela comemora 80 anos de vida.

Natal

No dia 25 de dezembro os cristãos comemoram o Natal. Conhecido pela tradição cristã como a data do nascimento de Jesus, o Natal é o sinal de um tempo de união, no qual as pessoas geralmente se juntam às suas famílias para celebrar a vinda do Cristo ao mundo.

Para comemorar, presépios são montados e pontos de luz são espalhados pelas casas e pelas cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.