Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 28 de setembro de 2022 06:39

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

”Como funciona”

61brasilia

By61brasilia

dez 23, 2021
Advertisement

Quando eu era jovem, existia uma revista que se chamava  “Como funciona“. Movido pela curiosidade de um futuro engenheiro, fiz meu pai assinar a tal revista, e esperava ansioso por cada nova edição mensal.

A publicação, como o nome já diz, explicava como as coisas funcionavam, desde um ventilador até um porta-aviões, passando por elevadores, televisão, telefone e tudo mais que pudesse despertar e alimentar a curiosidade de jovens indagadores. Me lembro, especialmente, de uma edição que falava da escada rolante. Esta me marcou. Fiquei curioso com o funcionamento de suas engrenagens, seus encaixes e como suas partes se moldavam para que ela nos levassem de um patamar ao outro.

Essa mania de tentar entender como as coisas funcionam, permanece até hoje. Vejo na política as pessoas sendo conduzidas, como na escada rolante (embora a grande maioria desconheça o seu funcionamento), apenas se deixando levar de baixo para cima, ou muitas vezes de cima para baixo.

Não se têm a curiosidade de entender suas engrenagens, seus encaixes e de como se moldam, muitas vezes apenas para favorecer interesses de pequenos grupos de poder.

Não sou político de profissão mas me chateio quando as pessoas simplesmente desqualificam a política de uma maneira generalista. É verdade que todos os dias somos bombardeados com notícias que desfavorecem a atividade, denúncias de corrupção, mal uso de dinheiro público, e falta de decoro dos nossos políticos, porém posso assegurar que temos muitos políticos bons e preparados, comprometidos com causas coletivas e honestos.

Mas o que falta para melhorar a qualidade da atuação política em nosso país? Fundamentalmente, uma das respostas é um maior investimento em educação, cultura e uma maior presença do Estado ao servir a população. Ë imperativo despertar senso crítico, compreensão e entendimento sobre a política do país.

É preciso entender “como funciona” a política para não deixar que as engrenagens se amoldem atendendo, como foi dito, pequenos grupos de interesse, e não a população em geral, principalmente os menos assistidos e mais vulneráveis.

Embarcamos muitas vezes achando que estamos subindo sem saber, como de fato funciona, não percebendo que as engrenagens que sobem podem ser as mesmas que descem.

Por : Eduardo Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.