Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 26 de setembro de 2022 00:11

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Bio Mundo

PaulOOctavio começa as obras do inovador Manhattan Shopping, em Águas Claras

61brasilia

By61brasilia

fev 13, 2022
Advertisement

PaulOOctavio começa as obras do inovador Manhattan Shopping, em Águas Claras

A PaulOOctavio lançou, neste domingo (13), a pedra fundamental do seu maior investimento da década. A partir de amanhã, um contingente de engenheiros e operários começa a erguer o Manhattan Shopping, empreendimento que vai trazer um novo estilo de vida para Águas Claras. Localizado nas Ruas 16 Sul e 17 Sul, será composto por duas torres residenciais, uma comercial e um mall destinado a marcas exclusivas. Com entrega prevista para julho de 2026, a empresa fará um investimento de R$ 350 milhões para erguer o complexo. Mais de mil empregos serão gerados durante a obra. Após a construção do shopping, outras 800 vagas diretas e indiretas serão criadas.

Quatro secretários do DF estiveram presentes ao lançamento: José Humberto Pires de Araújo, de Governo; Mateus Oliveira, de Desenvolvimento Urbano e Habitação; Ericka Filippelli, da Mulher; e Vanessa Mendonça, de Turismo, todos acompanhados do administrador de Águas Claras, André Queiroz. O deputado distrital Agaciel Maia, presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças, esteve no evento representando o presidente da CLDF, Rafael Prudente. Além deles, Pimenta da Veiga, ex-ministro, ex-deputado e ex-prefeito de Belo Horizonte, também compareceu à solenidade.

O lançamento da pedra fundamental começou com a bênção do apóstolo Fadi Faraj, líder espiritual da igreja Ministério da Fé, que afirmou que tudo é “para a glória de Deus, desde JK”, agradecendo ao empresário Paulo Octávio pelo “presente para esta cidade, em um momento histórico, durante uma fase de dor”. Ele também ungiu a obra e a cápsula do tempo, enterrada no terreno com jornais deste domingo e a cópia do cerimonial. Para o administrador de Águas Claras, André Queiroz, o investimento “abrilhanta a cidade, trazendo um shopping no dia do seu aniversário” – neste domingo, o empresário Paulo Octávio comemorou seus 72 anos.

Primeiro secretário de estado a usar a palavra na solenidade, Mateus Oliveira lembrou a sua alegria como morador de Águas Claras. “É um empreendimento importante para a cidade, que trará mais lazer e comércio. Em termos de planejamento urbano é o que mais precisamos, com investimento e geração de empregos nas cidades”, destacou. Ele frisou que o empreendimento passou pelo rigoroso processo de licenciamento e atende às normas. “Este foi o primeiro de dez empreendimentos de grande porte no DF aprovado, e que vai trazer a revitalização de praças, rodovias e que passou pelas necessárias audiências públicas”, completou, lembrando que o trabalho de destravar os EIVs (estudos de impacto de vizinhança) está refletindo em um bem para a cidade como um todo.

Já o deputado distrital Agaciel Maia disse da sua alegria por estar em um evento que promove o desenvolvimento. E lembrou quando conheceu o curso de alfabetização dos operários, que era realizado no horário de trabalho nas obras. “A partir daí, virei um fã de Paulo Octávio, pelo respeito ao povo e pela escola desenvolvimentista do trabalho. Sou um deputado que trabalha por emprego e renda, e por isso não escondo minha admiração pelo PO”, avaliou.

Representando o governador, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, agradeceu, em nome de Ibaneis Rocha, o que Paulo Octávio tem feito pela cidade. “Ele nunca deixou de empreender em Brasília, e é uma alavanca de desenvolvimento do DF. Trouxe modernidade e dinamismo. Queria não apenas agradecer, mas colocar o governo à disposição, pois não estamos para atrapalhar, mas para fazer as coisas acontecerem”, disse. Amigo há mais de quatro décadas do empresário, ele também destacou a importância da distribuição de material escolar aos filhos de funcionários e homenageou Anna Christina Kubitschek e Wilma Pereira, esposa e mãe do empresário.

Paulo Octávio fez questão de lembrar que a construção do complexo Manhattan Shopping será um período de “quatro anos de trabalho e muita luta”, como foi o surgimento de Águas Claras, um projeto do arquiteto e urbanista Paulo Zimbres – imortalizado em um edifício da construtora. “Há 30 anos, estávamos aqui e não havia nada, exceto algumas chácaras. Em três décadas, fizemos esta cidade, que hoje se parece com Manhattan, com seus grandes prédios e vida comunitária intensa”, comparou.

Ele também detalhou o surgimento do empreendimento. “Há 20 anos, compramos estes terrenos. Em 2010, começamos um projeto, que, nos últimos seis anos, tentamos aprovar. Depois de muita luta e audiências públicas, e de várias exigências, vamos começá-lo junto com as obras de revitalização em Águas Claras”, afirmou. E, claro, lembrou seu aniversário. “Hoje é dia de fazer uma coisa boa para a cidade. Há dois anos, inauguramos a escola JK, no Sol Nascente. Ano passado, lançamos um empreendimento. E este ano, o Manhattan”, lembrando que sua meta é chegar às mil obras em Brasília, “assim como Pelé e Romário, que fizeram mil gols”.

O projeto em detalhes

Coordenado pela arquiteta Brenda Pamplona, da PaulOOctavio, o Manhattan Shopping tem projeto de arquitetura legal e executiva do escritório Lana Dumont e a fachada da Choque Design. A arquitetura de interiores das áreas comuns foi elaborada por Sara Volpato. O mall terá 47 lojas, distribuídas em dois pisos, com a natureza compondo o design, já que as plantas participam da renovação do ar, trazendo mais qualidade e segurança para os usuários. A iluminação mudará de cor e acompanhará o ciclo do dia. Já a torre comercial terá 17 pavimentos, com 170 salas, que variam de 26,83m² a 331,26m², além de itens de conforto como espaço fitness e coworking.

Cada uma das duas torres residenciais de 16 pavimentos terá 122 apartamentos, com imóveis conjugados ou de um quarto, todos com vaga de garagem e área privativa média de 36,48m². Os moradores terão à disposição itens de conforto como espaço fitness, coworking, espaço pet, dois salões de festas, lavanderia, ferramentaria, sala de massagem, sauna, spa, piscina com borda infinita e deck molhado e duas churrasqueiras. Haverá também um rooftop em cada torre residencial.

Compensações socioambientais

Os lotes que integram o complexo Manhattan Shopping foram adquiridos junto à Terracap entre outubro de 2002 e outubro de 2012. O alvará do projeto definitivo foi aprovado em janeiro de 2021, após seis anos de análise e com a apresentação do Atestado de Viabilidade em Estudo de Impacto de Vizinhança serem publicados no Diário Oficial do Distrito Federal.

Somente na execução das Medidas Mitigadoras, normalmente exigidas em qualquer construção de grande porte, a PaulOOctavio vai aplicar mais de R$ 2 milhões. Com isso serão revitalizadas duas praças localizadas na Avenida Boulevard Águas Claras, dentro do Programa Adote uma Praça, e será feita a Implantação do Projeto de Mobilidade Ativa e Arborização do trecho entre a estação Águas Claras e Arniqueiras, além da implantação de jardins verticais nas duas fachadas do shopping voltadas para as ruas 16 e 17 sul. Essas medidas visam trazer o verde urbano para Águas Claras, impactando positivamente no microclima da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.