Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 28 de setembro de 2022 06:53

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Cappuccino

CCBB EDUCATIVO COM NOVAS ATIVIDADES PARA O ANO

61brasilia

By61brasilia

fev 15, 2022
Advertisement

CCBB EDUCATIVO COM NOVAS ATIVIDADES PARA O ANO

# Programação lúdica convida os visitantes a mergulharem e interagirem com a exposição em cartaz, a “Espelho Labirinto”.

Sábados e domingos – Programação Gratuita 

Para ampliar as possibilidades de interação do visitante com as exposições e outras programações em cartaz, o Centro Cultural do Banco do Brasil desenvolve o programa CCBB Educativo, que inicia 2022 com novas atividades para toda a família. E para o mês de fevereiro, o público poderá imergir no universo da Exposição “Espelho Labirinto”, por meio de atividades lúdicas que exploram diversas linguagens, caminhos para conhecer e interagir com a riqueza da arte contemporânea brasileira. São cinco atividades diferentes, englobando as áreas de literatura, música, teatro e muito mais!

Aos finais de semana, em A Hora do Conto, histórias da cultura popular são apresentadas, destacando conceitos e conteúdos da exposição. Educadores e músicos vão contar a história da Casa dos Espelhos O espelho da princesa, fazendo o público refletir sobre o que é possível enxergar através do espelho: o eu, o outro, o dentro ou o fora de si? A Lenda de Narciso também será contada como uma das bases da curadoria para a exposição. A história dos Sete sapatos da princesa se relaciona diretamente com a obra 50% off, do artista Laerte Ramos, exposta no Pavilhão de Vidro. E ninguém melhor do que a Onça e o Bode para nos ensinar sobre ocupar o mesmo espaço de uma casa! E é claro que entre uma história e outra os músicos do educativo convidam todo o público a cantar cantigas de roda bem brasileiras.

Já em Livro Vivo, os educadores realizam a leitura em voz alta de livros afinados com os conteúdos das exposições em cartaz. O Livro Vivo é um convite para a aproximação com a literatura infantil através da mediação de leitura no   jardim   do   CCBB. Os títulos Contradança, de Roger Melo e Espelho, de Suzy Lee, levam o pequeno leitor à reflexão sobre o eu e sua imagem, sobre a realidade e o mundo virtual em um jogo de imagens lúdico e belo. Já os livros-álbum O cântico dos cânticos, de Angela Lago e Concerto de piscina, de Renato Moriconi falam da relação do eu com o fora: a influência que a área externa tem nos personagens e vice-versa.

Em Pequenas Mãos, a atividade é voltada para visitantes de 3 a 6 anos, que estão dando seus primeiros passos na galeria. A ideia é acolher os pequenos e suas famílias nas exposições em cartaz no CCBB. Os educadores acompanham as crianças e seus responsáveis até a Galeria 1 para buscarem uma ou mais obras que possam ser o reflexo do espelho de um artista. Mas será que o que o artista estava enxergando em cada espelho era sua própria imagem ou alguma outra paisagem?

Já o Pequeníssimas Mãos oferece atividades de musicalização ou vivências que estimulem a motricidade ampla e fina, o desenvolvimento da consciência corporal e os sentidos em crianças de 0 a 3 anos. A equipe do Programa Educativo convida as famílias para participarem de um cortejo musical passando pelas obras dos jardins do CCBB. Os educadores, musicistas e cantores cantam cantigas de roda, temas populares brasileiros, para que as famílias possam cantar e acompanhar as pequenas crianças pelo trajeto.

Por fim, as Visitas Mediadas Visitas em Libras (com intérprete ouvinte presencial) continuam a ser oferecidas em vários horários, alguns inclusive além do

final de semana. Elas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as obras, os conceitos e artistas presentes na exposição. Os educadores do Programa Educativo conversam com os públicos tecendo caminhos, pensando novas organizações, refletindo poéticas e discutindo sobre a identificação dos reflexos dos espelhos e novas possibilidades de percorrer os labirintos do percurso expositivo. Consulte em www.bb.com.br/cultura

PROGRAMAÇÃO – HORÁRIOS E LOCAIS

VISITAS MEDIADAS: Espelho Labirinto

Serviço:

Terças, quartas, sextas e domingos, às 12, 16h30 e às 18h Quintas e sábados, às 12h e às 16h30

Ponto de Encontro: Entrada da Galeria 1. Duração: 1 hora. Capacidade: 08 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM. Classificação indicativa livre – recomendado para pessoas acima de 5 anos.

Acesso: Evento gratuito. 

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS: Espelho Labirinto

Serviço:

Quintas e sábados, às 18h

Ponto de Encontro: Entrada da Galeria 1. Duração: 1 hora. Capacidade: 08 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM. Classificação indicativa livre – recomendado para pessoas acima de 5 anos.

Acesso: Evento gratuito.

HORA DO CONTO

Serviço:

Sábados e domingos, às 11h e 15h Duração: 30 minutos

Classificação indicativa: Livre

Local: Jardim (em frente ao Casulo) Acesso: Evento gratuito.

Capacidade: Sem retirada de ingresso 

LIVRO VIVO

Serviço:

Sábados e domingos, às 09h30 e 14h30 Local: Jardim (em frente ao Casulo) Duração: 30 minutos

Classificação indicativa: Livre Acesso: Evento gratuito.

Capacidade: Sem retirada de ingresso

PEQUENAS MÃOS

Serviço:

Todos os Sábados e domingos de Fevereiro, às 10h30 e 13h30 Ponto de encontro: Sala do Educativo

Duração: 30 minutos

Classificação indicativa: 3 a 6 anos acompanhadas por responsáveis Acesso: Evento gratuito.

Capacidade: Máximo 8 crianças – mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM. 

PEQUENÍSSIMAS MÃOS

Serviço:

Todos os Sábados e domingos de Fevereiro às 10h e 13h Ponto de encontro: Sala do Educativo

Duração: 30 minutos

Classificação indicativa: 3 a 6 anos acompanhadas por responsáveis Acesso: Evento gratuito.

Capacidade: 20 crianças – mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

 

Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil

 Fevereiro de 2022

Atividades diversas – vide programação

Classificação Indicativa: Livre

Centro Cultural Banco do Brasil – Distrito Federal Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel.: 61 3108-7600

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.