Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 5 de dezembro de 2022 11:39

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Cultura lança edital para gestão compartilhada do Cine Brasília

61brasilia

By61brasilia

mar 1, 2022
Advertisement

Cultura lança edital para gestão compartilhada do Cine Brasília

Em parceria com a Secec, a Organização da Sociedade Civil escolhida deverá desenvolver estratégias para o espaço durante 14 meses. Valor estimado para a execução é de R$ 2 milhões

Patrimônio Cultural do Distrito Federal e tradicional templo do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o Cine Brasília ganha chamamento público para gestão compartilhada com organização da sociedade civil (OSC), no valor de R$ 2 milhões, para programação e gestão durante 14 meses.  O detalhamento está no edital nº 1/2022, que foi publicado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (25).

“O Cine Brasília é uma das joias monumentais de Brasília e do conjunto arquitetônico de Oscar Niemeyer. Nasceu com a função nobre de abrir as portas e oferecer arte à população. E segue cumprindo a missão de formar, por meio da cultura, gerações de cinéfilos” – Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa

Confira o edital.

“O Cine Brasília é uma das joias monumentais de Brasília e do conjunto arquitetônico de Oscar Niemeyer. Nasceu com a função nobre de abrir as portas e oferecer arte à população. E segue cumprindo a missão de formar, por meio da cultura, gerações de cinéfilos”, destaca o secretário Bartolomeu Rodrigues.

Caberá, à instituição selecionada, desenvolver estratégias e ações em consonância com a Coordenação Gestora do Cine Brasília, a ser composta por representantes da Secec, da sociedade civil e da instituição selecionada. Fica facultada à organização a possibilidade de obtenção de créditos complementares por instrumentos como a Lei Rouanet ou a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Distrito Federal.

“A intenção da parceria é buscar os aprimoramentos necessários ao Cine Brasília e trazer melhorias e impacto positivo na gestão”, afirma a subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis.

O Cine Brasília é o templo do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro | Foto: Júnior Aragão/Secec

Além dos filmes

O edital determina que a programação do cinema contemple eventos complementares, como lançamento de livros com temas voltados ao audiovisual, exposições de fotografias e de cartazes, lançamentos e exibições de mostras temáticas produzidas em parcerias com embaixadas.

O Termo de Colaboração contempla o prosseguimento de políticas de estado de formação de novos públicos, atendendo a projetos da Secec envolvendo estudantes da rede pública, como Territórios Culturais,  Cultura Educa e A Escola Vai ao Cinema.

Uma das novidades que o edital prevê é a cobrança de ingressos por meio de bilheteria eletrônica (com uso de cartão de débito ou crédito) e vendas online, além da tradicional aquisição de entradas em espécie no local.

Inscrição

A instituição deve enviar a ficha de inscrição e a proposta, em formato PDF, para o endereço eletrônico protocolo@cultura.df.gov.br, devidamente identificado com o assunto “Programação e Gestão Compartilhada do Cine Brasília”, no período de 2 a 31 de março, até as 18h. Cada arquivo deve ter no máximo 20 MB. As propostas serão avaliadas pela comissão de seleção estabelecida na Portaria 31/2022.

O resultado provisório será publicado no DODF e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

 

*Com informações da Secec

*Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.