Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 5 de dezembro de 2022 11:01

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

JARDIM PILOTO MOSTRA A BELEZA QUE SEMPRE EXISTIU NO CERRADO

61brasilia

By61brasilia

mar 17, 2022
Advertisement

JARDIM PILOTO MOSTRA A BELEZA QUE SEMPRE EXISTIU NO CERRADO

É possível plantar Cerrado? Por muito tempo, a ideia de se ter um jardim somente com plantas nativas do Cerrado, bioma o qual Brasília está inserida, parecia algo impensável. E foi assim que a arquiteta e paisagista Mariana Siqueira, juntamente com o professor Júlio Pastore e a paisagista argentina Amalia Robredo encararam o desafio de dar vida primeiro jardim com plantas nativas do Cerrado no Plano Piloto, fruto do projeto paisagístico Jardim Piloto.

A implementação do Jardim Piloto se deu num processo que, ao mesmo tempo em que colocou a sustentabilidade como um de seus princípios, tinha também propósito de conscientizar a população sobre a importância de se respeitar e valorizar a vegetação originária do cerrado, que por muito tempo foi tratada com certo distanciamento e também desconhecimento por muita gente.

A ideia brilhou os olhos da administradora regional Ilka Teodoro, que colocou a Administração Regional do Plano Piloto totalmente à disposição do projeto, que foi abraçado também pela Rede de Sementes do Cerrado, associação sem fins lucrativos que promove a defesa e preservação, além de pesquisas técnicas e científicas relacionadas ao Cerrado. A união de boas iniciativas juntou a ideia de se fazer um jardim com vegetação nativa do Cerrado ao Programa Adote Uma Praça, da Secretaria de Projetos Especiais – SEPE, e a Rede de Sementes do Cerrado, que fez a adoção da rotatória, ou balão, da Escola Parque 210/211 Norte.

 

A comunidade local também aderiu à ideia e, no dia 16 de fevereiro de 2020, foi feito um mutirão para o plantio de mais de 2.000 mudas de espécies nativas do Cerrado na rotatória próxima à escola, e desde então o balão se tornou o centro e também um convite a todos e todas para conhecer e aprender mais sobre o Cerrado e toda a sua diversidade.

Fotos: Emanuelle Sena/ASCOM -RA-PP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.