Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 26 de setembro de 2022 00:41

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Vila velluti

Zorro: Como este personagem de 1919 pode contribuir para o nosso crescimento?

61brasilia

By61brasilia

mar 23, 2022
Advertisement

Zorro: Como este personagem de 1919 pode contribuir para o nosso crescimento?

Vanessa Wedekin, especialista em estratégia educacional da BiUP Educação, traz uma analogia entre o Zorro e a forma que ampliamos nosso horizonte em prol do nosso desenvolvimento pessoal e profissional

Basicamente “O Zorro” conta as aventuras do aristocrata Don Diego de La Vega, filho de Don Alejandro, que, ao voltar para a velha Califórnia, a encontra sob o controle de tiranos.

O que os inimigos não sabem é que Diego também atende sob o codinome de Zorro, o homem da máscara, um mestre espadachim extremamente poderoso, sendo capaz de usar uma, duas ou três espadas em diferentes estilos de ataque e capaz de usar algumas técnicas de espada que utilizam o ar e envolvem atacar o inimigo à distância.

Na história de Zorro, durante seu treinamento com um mestre espadachim, o ancião faz um pequeno círculo ao redor de Zorro e faz com que ele treine dentro deste pequeno círculo por horas a fio e até que ele tenha o domínio do espaço ao seu redor. Quando Diego consegue dominar este pequeno espaço, o mestre demarca outro círculo um pouco maior e repete todo o processo. Assim se segue, sempre aumentando o tamanho dos círculos e apenas após Zorro obter o domínio daquele determinado espaço.

O círculo do Zorro em nossa realidade

O personagem Zorro e sua história podem até ser sido criados em 1919, mais de 100 anos atrás, porém os aprendizados e associações com a realidade podem ser mais atuais do que pensamos. O círculo de treinamento de Zorro pode ser usado em forma de metáfora para metas pessoais e profissionais, desde as menores até as mais ambiciosas.

Já ouviu dizer que na subida para o sucesso, é necessário subir um degrau após o outro? Ninguém sobe 5 degraus de uma vez em uma escada. Assim é com a analogia do círculo do Zorro. Precisamos primeiro dominar o círculo pequeno, para só então aumentar um pouco o círculo e dominá-lo, evitando assim dar um passo maior que a perna como já dizia o ditado popular.

Para qualquer conquista, qualquer tarefa, qualquer resultado que busquemos na vida pessoal e profissional, é preciso antes acumular recursos como conhecimento e confiança necessários para expandir nosso círculo. Afinal, de nada adianta colocarmos uma meta ambiciosa se não sabemos nem por onde começar ou como desdobrar as ações necessárias para traçar um planejamento.

Segundo Shawn Achor, autor americano e palestrante conhecido por sua defesa da psicologia positiva, nós somos movidos pela crença de que nosso comportamento faz a diferença e que temos controle sobre o nosso futuro. Sentir que somos capazes e que temos potencial é um dos maiores propulsores do bem-estar e do alto desempenho.

Muitas vezes quando colocamos uma meta ambiciosa e não sabemos por onde começar, podemos sentir a sensação da falta de controle da nossa vida e do futuro, consequentemente a falta de potencial para alcançar tal meta, e por isso não a completamos. Podemos colocar uma meta ambiciosa, mas é necessário depois desdobrá-la em pequenas metas para que assim, a cada meta cumprida, a sensação de missão cumprida servirá como incentivo para continuar firme até o final da meta ambiciosa.

Texto escrito por Vanessa Wedekin

Vanessa é atualmente diretora de produto e desenvolvimento na BiUP Seja Mais. Possui mais de 26 anos de experiência em treinamentos e é especialista em estratégia educacional. Possui MBA em Gestão Estratégica pela INPG Business School, é Mestre em Educação pela MTSU – Middle Tennessee State University e Doutoranda em Educação e Negócios pela FCU – Florida Christian University. Vanessa é apaixonada em mudar a vida das pessoas e melhorá-la através da educação de qualidade. Como diretora da BiUP, Vanessa já ajudou a mudar a vida de mais de 3 mil pessoas em menos de 1 ano de atuação juntamente com a empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.