Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; WP_Categories_to_Tags has a deprecated constructor in /home/61brasilia/www/wp-content/plugins/wpcat2tag-importer/wpcat2tag-importer.php on line 31
Inscrições prorrogadas para o Projeto Vamos ao Cinema 2022 - 61 Brasilia
Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 6 de outubro de 2022 21:31

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

Inscrições prorrogadas para o Projeto Vamos ao Cinema 2022

61brasilia

By61brasilia

mar 24, 2022
Advertisement

Inscrições prorrogadas para o Projeto Vamos ao Cinema 2022 

Edição patrocinada pela Oi, com apoio do Instituto Oi Futuro, contempla estudantes do Ensino Médio da rede pública do DF, do PI e de SP 

O projeto Vamos ao Cinema prorrogou as inscrições para as oficinas de audiovisual da edição 2022. Esta segunda etapa de inscrições conta com 30 vagas, destinadas a alunos de escolas públicas de qualquer região administrativa do DF. Os interessados podem se inscrever pelo site www.vamosaocinema.org.br. As aulas terão início em 29 de março. São diversas oficinas da rede produtiva do audiovisual para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública do DF.

A primeira fase de inscrições contemplou as escolas CED 310 de Santa Maria, CEMI do Gama, CED São Francisco, de São Sebastião, CED Darcy Ribeiro, do Paranoá e CED02 de Sobradinho, além das escolas CETI Monsenhor Raimundo Nonato Neto, de Teresina (PI), e Dr. Fausto Cardoso Figueira de Mello, de São Bernardo do Campo (SP). Os alunos inscritos na primeira etapa iniciarão as atividades em 22 de março.

O Vamos ao Cinema 2022 tem patrocínio da Oi, pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, e apoio do Instituto Oi Futuro. “A ideia é mostrar que os estudantes das escolas públicas podem se apropriar de seus direitos de cidadãos e ganhar voz por meio do audiovisual, unindo o conhecimento da linguagem cinematográfica à prática social consciente, utilizando ferramentas comuns no dia a dia desses jovens, como os celulares”, explica Valéria Marcondes, fundadora da Vê Cultura e coordenadora do projeto.

NAS ESCOLAS

O projeto está alinhado à grade curricular do Novo Ensino Médio, que oferece uma perspectiva de carreira profissional para os jovens. A partir de 22 de março até o fim do segundo semestre de 2022, o Vamos ao Cinema vai levar Oficinas de Produção Audiovisual com smartphones, de Elaboração de Projetos Culturais, de Introdução ao Designer para Redes Sociais e de Introdução ao Jornalismo Cultural. E as oficinas da Agenda 2030!

Os estudantes que participarem das oficinas produzirão filmes em curtíssima metragem (até 3 minutos). As oficinas serão online, mas os encontros para a gravação dos filmes serão presenciais. Ao fim do semestre, as produções em curtíssima metragem passarão por votação popular, concorrerão a prêmios e ficarão disponíveis no site do projeto e no canal no YouTube.

Em sua edição 2022, o projeto Vamos ao Cinema pretende contemplar com formação em produção de audiovisual cerca de 200 estudantes, além de contemplar outros 350, por semestre, na formação de público, que será levado às salas de exibição para assistirem lançamentos nacionais e mundiais, com direito a pipoca e refrigerante.

O grande diferencial desta edição é a parceria com a Escola 2030, para promover a Oficina de Introdução à Agenda 2030 da ONU, que apresentará os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) aos estudantes. “O audiovisual é uma ferramenta abrangente e a profissionalização atende ao ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Usar o audiovisual com o poder transformador da Agenda 2030 potencializa a conexão com os objetivos”, avalia o Embaixador da Juventude pelo UNODC, Maurício Peixoto, que coordenará as oficinas sobre o tema.

Como atividade complementar será oferecida uma oficina básica de produção audiovisual com introdução à Agenda 2030 para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, no COSE da Estrutural (DF).

SOBRE O PROJETO

A iniciativa nasceu em 2009 com o objetivo de propiciar acesso ao cinema a jovens do Ensino Médio. Após a exibição do filme, enquanto subiam os créditos, era promovido um debate com profissionais da área, que explicavam os diversos segmentos envolvidos em uma produção cinematográfica. A ação evoluiu e, em 2019, ganhou formato de escola de audiovisual. A evolução, segundo Valéria Marcondes, partiu do interesse que os alunos demonstravam em acompanhar cineastas falando sobre toda a gama de profissões que envolvem a produção de um filme.

O projeto Vamos ao Cinema 2022 traduz o compromisso da Oi com questões sociais e integra a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da companhia. Com 20 anos de atuação em todas as regiões do Brasil, o Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social e atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, o instituto estimula o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade.

SERVIÇO:
Vamos ao Cinema
Inscrições: Até 28/03, pelo site www.vamosaocinema.org.br

Siga as redes sociais e saiba mais: https://linktr.ee/projetovamosaocinema

Contato Coordenação Geral do projeto – Valéria Marcondes – 61 99658-5596

* Fotos em anexo: Letícia Amorim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.