Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 5 de dezembro de 2022 11:56

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PLANO PILOTO APOIA INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS

61brasilia

By61brasilia

mar 26, 2022
Advertisement

ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PLANO PILOTO APOIA INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS

Nos últimos anos a sustentabilidade tem figurado como pauta fundamental de diversos projetos no Plano Piloto, e a Administração Regional do Plano Piloto está de olho nessas iniciativas, seja como parceira, seja como incentivadora para que mais e mais ações aconteçam na nossa cidade.

Em 2019, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) promoveu nas dependências da Administração uma palestra interna de conscientização sobre coleta seletiva, na qual servidores e servidoras puderam aprender sobre como separar corretamente os materiais e como prepará-los para o momento da coleta.

Ainda em conjunto com o SLU, a Administração esteve presente na inauguração do Museu da Limpeza Urbana,

https://planopiloto.df.gov.br/2021/08/03/administracao-do-plano-piloto-comparece-a-inauguracao-do-museu-do-slu/ no Venâncio Shopping, o qual abriga peças descartadas a partir da década de 60 e busca uma aproximação a quem desejar conhecer um pouco mais sobre o trabalho do SLU.

Seguindo a linha da conscientização do tratamento dado aos resíduos, o Instituto Lixo Zero, organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil, fornece cursos e palestras, além de “consultoria estratégica para avaliação e elaboração de sistemas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, desenvolvimento de programas e soluções inovadoras visando a melhoria contínua e a sustentabilidade, adequando aos requisitos do conceito Lixo Zero”, tem auxiliado diversas empresas e comunidades no processo de gestão sustentável dos resíduos, inclusive colocou a Quadra 113 da Asa Sul no mapa do Lixo Zero.

A SQS 113 recebeu grande destaque quando, em 2019, decidiu implementar o projeto Super Quadra Sustentável 113, após a prefeitura participar de palestra promovida pelo Instituto Lixo Zero, e que contou com a presença da administradora regional, Ilka Teodoro: “Faço muita questão de estimular outras quadras a terem a mesma iniciativa da 113, porque ainda está no inconsciente coletivo da população que a gestão do lixo é somente responsabilidade do governo, mas nossa política de resíduos sólidos diz que não, ela diz que a responsabilidade é de quem produz o lixo, explicou. Desde então a comunidade local tem contado com forte apoio do comércio local e de seus 11 blocos residenciais no implemento da correta gestão dos resíduos gerados.

Uma outra iniciativa que busca incentivar práticas sustentáveis é o Programa Adote Uma Praça, criado pela Secretaria de Estado de Projetos Especiais (SEPE) e que busca aliar ao processo de adoção de logradouros a valorização das árvores nativas no processo de arborização dos espaços.

INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS

Nessa sexta-feira, 25/03, a rede de fast-food McDonald’s inaugurou o Espaço Méqui de Sustentabilidade na Entrequadra 506/507 Norte, eventou que contou com a presença da chefe de Gabinete da Administração Regional do Plano Piloto, Jeanine Woycicki: “é um projeto que dialoga conosco, com a comunidade e com o setor produtivo, fazendo a interação das pessoas com o meio ambiente”, disse. A composteira instalada no local recebe os materiais orgânicos, que antes eram descartados e agora serão valorizados e transformados em húmus, um material muito rico em nutrientes para plantas.

A Green Ambiental, uma grande parceira da Administração, também possui importantes iniciativas sustentáveis, como os Pontos de Entrega Voluntárias (PEV’s), que são locais próprios para o descarte correto de materiais vítreos, os quais recebem beneficiamento e triagem e posteriormente são encaminhados para a indústria de reciclagem. Os locais que possuem PEV’s podem ser encontrados (aqui).

https://planopiloto.df.gov.br/2021/08/10/a-importancia-do-correto-descarte-do-vidro/

A Poiato Recicla, empresa referência no tratamento de resíduos, com a qual a Administração tem dialogado, oferece uma solução inteligente e eficaz para o descarte adequado das bitucas de cigarro. Ela realiza a gestão completa, abrangendo desde a coleta, transporte, reciclagem e a destinação final do resíduo.

A Administração Regional do Plano Piloto se coloca à disposição para ouvir e dialogar com você, cidadão e cidadã, assim como quaisquer empresas e/ou entidades que possuam ideias ou projetos que permitam que a nossa cidade cresça de maneira inteligente e sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.