• 17 de agosto de 2022 15:40

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

Guerra na Ucrânia pode influenciar mercado da construção civil

61brasilia

By61brasilia

mar 29, 2022
Advertisement

Guerra na Ucrânia pode influenciar mercado da construção civil

Alta do câmbio e do preço do petróleo podem aumentar ainda mais os custos de materiais

Muito tem se falado sobre a alta dos combustíveis e do preço do trigo desde que começou a Guerra na Ucrânia, mas a disputa militar do outro lado do mundo também deve influenciar outro mercado aparentemente distante do conflito: a construção civil.

Os preços dos materiais do setor, que já vinham em alta desde a pandemia, devem subir ainda mais, acreditam especialistas – influenciando diretamente nos preços dos imóveis e no mercado com um todo.

O setor, desde julho/20 já vivencia uma forte pressão em seus custos em função dos fortes aumentos nos preços dos materiais de construção.  E essas altas não foram repassadas na sua totalidade para os preços dos imóveis”, destaca a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

Impacto fora do Brasil

Em alguns países da Europa, como Portugal, os impactos já são sentidos. Os custos de construção de habitação nova aumentaram 6,8% se comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal. O mesmo aconteceu com os preços dos materiais, que aumentaram 8,0%, enquanto o custo de mão de obra subiu 5,1%. 

Para o sócio-diretor da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo, as sanções são impactos reais à economia de todo o globo. “Na prática, as sanções são políticas de empobrecimento ao mundo, não apenas da Rússia”, explicou.

Impactos no DF

Aqui no DF não deve ser diferente, avalia o proprietário da Lotus Incorporadora e Construtora, Ruy Hernandez. A Lotus trabalha com empreendimentos residenciais e comerciais em Brasília e também em Miami.

Quando o barril de petróleo sobe o impacto é imediato em todas as frentes. Acredito que teremos impacto nos custos das matérias-primas, insumos das indústrias de materiais e também nas taxas de juros e inflação como um todo”, aponta.

Apesar da alta dos preços, a expectativa é de aquecimento para a construção civil em 2022.

Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a empregabilidade do segmento cresceu 16,7% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021, com a abertura de 12 mil vagas.

Entre janeiro e outubro de 2021 foram lançados 38 empreendimentos na capital federal, apenas 3 a menos que em todo o ano de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.