Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; WP_Categories_to_Tags has a deprecated constructor in /home/61brasilia/www/wp-content/plugins/wpcat2tag-importer/wpcat2tag-importer.php on line 31
Brasília morre? - 61 Brasilia
Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 6 de outubro de 2022 21:56

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

Brasília morre?

Rodrigo Bedritichuk

ByRodrigo Bedritichuk

abr 23, 2022
Advertisement

Brasília morre?

– Filha, sabia que hoje é aniversário de Brasília?

– Brasília morre?

Brasília morre… Faz sentido a pergunta infantil. Se faz aniversário é porque está ficando mais velha, e se fica mais velha um dia vai morrer como tudo o que é vivo.

Brasília morre? Não sei responder. Sei falar de seu nascimento há 62 anos. De sua concepção e sua construção, de JK, dos candangos, dos monumentos, mas não de sua eventual morte.

Como organismo social, toda cidade adquire feição própria, jeito e até alma. Faz aniversário, tem sotaque, comidas preferidas.

Cidades, como as pessoas, envelhecem. Aí estão as centenárias Paris e Londres, ostentando elegância como senhoras donas de seu tempo, há muito tempo. Aí está Roma, a cidade que se denomina pretensiosamente como eterna. Aí está a milenar Damasco, sobrevivente de pestes e guerras, de impérios e invasões.

A longevidade das cidades é maior que a das pessoas. Há possibilidades para se refazer, para crescer e ainda florescer e atrair as gerações seguintes.

Infelizmente, cidades também morrem. Mariupol e Alepo são um monte de ruínas. Um amontoado de escombros com pessoas que não se pode chamar de cidade. Serão reconstruídas, ou melhor, renascerão?

Brasília morrerá no fim? Pode ser que uma guerra faça escombros da capital. Aliás, ser capital é ser o primeiro alvo em caso de guerra. Um míssil intercontinental russo, um ataque de drones chineses ou uma invasão por terra argentina…

O aquecimento global, talvez? Uma seca insuportável em setembro e a cidade toda alagada de novembro a fevereiro. E uma migração em massa desse planeta em extinção para os satélites que orbitam em volta, isto é, para as cidades satélites. O Palácio do Planalto sendo transferido para Luziânia ou Formosa.

Pode ser que Brasília morra um dia. Mas hoje ela está viva!

Aliás, ela fez 60 e não teve festa. Fez 61 e foi só aquele bolinho de parabéns. Agora, com 62, chegou a hora de tirar o atraso. A cidade fervilha no feriado, que é, além de tudo, aniversário!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.