Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 4 de dezembro de 2022 07:51

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

CCBB Brasília inaugura obra de Hélio Oiticica

61brasilia

By61brasilia

abr 30, 2022
Advertisement
CCBB Brasília inaugura obra de Hélio Oiticica

Exposição pode ser vista de terça a domingo

Em celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila, lançada em setembro de 2021, já conta com mais de 600 eventos que celebram um dos momentos mais importantes da arte no Brasil. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema. Um dos eventos de destaque que está na plataforma é a inauguração de uma obra de Hélio Oiticica.

O CCBB Brasília inaugura, no final de abril, em seus jardins uma obra inédita de Hélio Oiticica, artista que revolucionou as artes visuais em todo o mundo. Magic Square #3 é uma das obras que sintetizam o pensamento de Oiticica, rompendo os limites do quadro, transpondo a tela para o espaço ambiental e propondo uma integração com o espectador como participante ativo da obra de arte.

Magic Square #3 cria planos de cor luminosos, formando ambientes para serem percorridos e experienciados pelo visitante, a partir da pintura e de materiais como concreto, granitina, vidro e alvenaria. A obra-instalação inédita foi construída seguindo as instruções deixadas pelo artista em textos e maquetes. Ao todo, são 200m² de uma construção que desafia rótulos e convenções. Nela, o visitante é convidado a se deixar levar pela experiência do imprevisível e celebrar a potência da arte como exercício da liberdade. Um labirinto construído ao ar livre, pintado com cores fortes, que transporta a arte para fora do ambiente das galerias e museus e propõe uma vivência integrada à natureza e à urbanidade, transformando o espectador em cocriador.

Os Magic Square começam a ser desenvolvidos entre 1977 e 1979. O título procura contemplar os dois termos “quadra” e “praça”, traduzidos para a língua portuguesa, simbolizando um lugar para ser público. Os Magic Square trazem como proposta uma interação do público, que permite ao espectador se locomover pelo labirinto construído ao ar livre, com materiais distintos, possibilitando diversas experiências sensoriais ao caminhar entre os enormes espaços. Para mais informações, acesse a Agenda Tarsila.

Sobre a Agenda Tarsila

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (InstagramTwitterFacebookTikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.