Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 5 de dezembro de 2022 12:36

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Inmet prevê frio em todo o país a partir de domingo

61brasilia

By61brasilia

maio 15, 2022
Advertisement

Inmet prevê frio em todo o país a partir de domingo

O frio começa no Sul e se espalha rapidamente para a Região Norte

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam uma queda acentuada na temperatura de todo o país, com “queda acentuada” na Região Sul. De acordo com o instituto, o frio começa no domingo (15), exatamente no sul do país. Em seguida, o frio se espalhará rapidamente até o norte do país.

Na segunda-feira (16), as baixas temperaturas devem atingir todas as regiões, podendo chegar até Rondônia e Acre até o fim do dia. O clima frio poderá derrubar as temperaturas até 10°, especialmente na Região Sul e no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste. No Acre e em Rondônia, o frio deve causar o segundo episódio de friagem do mês. O primeiro episódio ocorreu nos dias 4 e 5 de maio.

Uma intensa massa de ar frio vai atingir grande parte do Brasil a partir de domingo (15/5), o que provocará temperaturas geladas na região Sul. Na quarta-feira (25/5), a variação atmosférica tem previsão de alcançar o Centro-Oeste.

“A cada semana que passa, a chance de entrarmos em uma frente fria é maior. Nos próximos dias, teremos essa incursão de ar que vai derrubar os indicadores em parte do território brasileiro”, acrescenta Olívio.

O tempo deve se manter assim até o fim da próxima estação, em 22 de setembro, quando tem início a primavera. “Lembrando que estamos sob influência do (fenômeno) La Niña, que altera a circulação dos ventos e continuará a ter efeitos neste outono”, completa a meteorologista Andrea Ramos.

O fenômeno se caracteriza pela intensificação dos ventos alísios — correntes de ar secas com incidência em altitudes mais elevadas —, que resfriam as águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial.

Variação

Confira as mínimas e máximas previstas para os próximos dias

Domingo (15/5)

16°C a 28°C

» Segunda-feira (16/5)

16°C a 27°C

» Terça-feira (17/5)

16°C a 26°C

» Quarta-feira (18/5)

12°C a 24°C

» Quinta-feira (19/5)

8°C a 24°C

» Sexta-feira (20/5)

9°C a 26°C

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

História

Em 1964, uma onda de frio vinda do Sul se espalhou pelo Brasil e fez as temperaturas despencarem, o que proporcionou aos brasilienses um momento único: ver neve na cidade. Apesar do gelo na ocasião, a menor temperatura registrada no Distrito Federal apareceu em outra data — 18 de julho de 1975 —, quando os termômetros marcaram 1,6°C.

16/10/1964. Crédito: Arquivo CB/D.A Press. Brasil. Brasília -DF. Mulher junta com as mãos gelo acumulado no gramado após chuva de granizo, na Esplanada dos Ministérios. Caption
(foto: Arquivo CB/D.A Press)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.