• 27 de junho de 2022 23:38

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Vila Velutti Junina

Brasília ganha acervo digital para contar a história esportiva e cultural 

61brasilia

By61brasilia

maio 27, 2022
Advertisement

Brasília ganha acervo digital para contar a história esportiva e cultural

Iniciativa do Grêmio Recreativo Carnavalesco Cacique do Cruzeiro traz entrevistas com pioneiros do Esporte e da Cultura do Distrito Federal.

Está no ar o portal Memória da Cultura e do Esporte de Brasília. Lançada em 21 de maio, durante evento na ARUC, a iniciativa se propõe a reunir histórias que marcaram os 62 anos da Capital Federal. Além de material fotográfico e matérias de cobertura da imprensa, o acervo digital traz 30 depoimentos de personalidades que marcaram a trajetória cultural e esportiva do DF.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, o ex-atleta Ricardo Vidal, nesta primeira fase, a iniciativa entrevistou alguns dos pioneiros que trouxeram as atividades culturais ou esportivas para Brasília nos anos seguintes à sua inauguração. “Esta e as futuras gerações têm e terão um local de pesquisa, consulta e conhecimento muito rico, contados por quem fez a história.”

Participaram renomados representantes da área cultural como o fotógrafo Orlando Brito, o cineasta Vladimir Carvalho, a cantora Dhi Ribeiro, o jornalista Irlam Rocha, o poeta Nicolas Behr, além de  atletas, gestores e treinadores de diversas modalidades esportivas, como Célia Rejane, Elizabete Ribeiro, César Castro, Lana Miranda, Rubens Cavalcante, Francisco Xavier, o jogador Jonas Foca.

O evento contou com a presença do secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, que ressaltou a importância da ação realizada pelo Grêmio Recreativo Carnavalesco Cacique do Cruzeiro. “Olhando para a história dessas pessoas que fizeram, que construíram Brasília, incentiva todos nós a projetar um futuro brilhante para a cultura e o esporte do DF.”  Também estiveram presentes o vice-governador, Paco Brito, a subsecretária de Cultura, Sol Montes, o deputado distrital Reginaldo Sardinha, entre outros convidados.

O trabalho é fruto de pesquisas e de acervos particulares de personalidades que fizeram história na cidade. O site continuará sendo alimentado, de acordo com as novas aquisições do acervo. “Brasília tem 62 anos, mas tem muita história. E os  personagens que fazem parte dessa história estão vivos e podem contar”, ressalta o jornalista José Cruz.

O projeto foi idealizado pelo professor de Educação Física, Francisco Xavier de Oliveira, o ex-atleta Ricardo Vidal de Oliveira, o jornalista José Cruz, e o ex-presidente da ARUC, Hélio dos Santos, e produzido com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

ACESSE: https://www.memoriadaculturaesportebsb.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.