Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; WP_Categories_to_Tags has a deprecated constructor in /home/61brasilia/www/wp-content/plugins/wpcat2tag-importer/wpcat2tag-importer.php on line 31
Compromisso para reduzir emissão de gases de efeito estufa - 61 Brasilia
Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 6 de outubro de 2022 21:52

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Cappuccino

Compromisso para reduzir emissão de gases de efeito estufa

61brasilia

By61brasilia

jun 6, 2022
Advertisement

Compromisso para reduzir emissão de gases de efeito estufa

Decreto vai marcar a Semana Mundial do Meio Ambiente em cerimônia nesta segunda (6), no Palácio do Buriti

A assinatura do decreto que prevê a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE) no Distrito Federal e a apresentação de iniciativas dos órgãos de governo e parceiros na área do meio ambiente vão marcar a celebração da Semana Mundial do Meio Ambiente, em cerimônia no Palácio do Buriti, nesta segunda-feira (6).

Com o novo decreto, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai institucionalizar o seu compromisso no âmbito do Acordo de Paris (2016), que tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento da temperatura global. A Contribuição Distritalmente Determinada (CDD) prevê redução em 20% até o ano de 2025, e de 37,4% até 2030, ambas em relação ao ano de referência (2013).

A redução de emissões será orientada por planos setoriais, baseados em transição tecnológica, a serem desenvolvidos de forma articulada com as demais secretarias

O decreto estabelece, ainda, o Plano Carbono Neutro, por meio do qual, a partir de 2030, o DF adotará metas quinquenais sucessivas de redução de emissões de GEE, com o objetivo de zerar emissões líquidas ao longo da segunda metade do século.

A redução de emissões será orientada por planos setoriais, baseados em transição tecnológica, a serem desenvolvidos de forma articulada com as demais secretarias. A institucionalização das metas climáticas pelo decreto deve facilitar o acesso ao financiamento de medidas de mitigação e adaptação.

Na ocasião, será anunciada a programação ao longo da semana nas regiões administrativas do DF, com ênfase em educação ambiental. São destaques exposições e atividades envolvendo escolas, Jardim Botânico, Zoológico e parques. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o DF Legal, a Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP-DF), além de organizações da sociedade civil, se juntam às atividades dos próximos dias.

Participam do ato os secretários de Meio Ambiente, Sarney Filho, e de Ciência Tecnologia e Inovação, Elisio Luz; os diretores-presidentes do SLU, Sílvio de Morais, da FAP-DF, Marco Antônio Costa Júnior, e do Zoológico de Brasília, Eleutéria Guerra, e os presidentes da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente, da Companhia de Saneamento Ambiental, Pedro Cardoso, e do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão.

Até o dia 12, a pasta também vai oferecer workshop a agentes patrimoniais, minipalestras e oficinas, cerimônia de certificação dos alunos do Caminhão da Tecnologia, além de drive-thru de coleta de lixo eletrônico em Taguatinga e Águas Claras

Exposição

Responsável pela implantação do programa Reciclotech, Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secti) terá como destaque a exposição Brasília Tech-Ambiental, na Câmara Legislativa e na Rodoviária do Plano Piloto, que conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), SLU e Zero Impacto.

Até o dia 12, a pasta também vai oferecer workshop a agentes patrimoniais, minipalestras e oficinas, cerimônia de certificação dos alunos do Caminhão da Tecnologia, além de drive-thru de coleta de lixo eletrônico em Taguatinga e Águas Claras.

O projeto Reciclotech é uma parceria entre a organização não-governamental Programando o Futuro e a FAP-DF, com objetivo de contribuir para a criação de um projeto inovador de logística reversa, recondicionamento e reciclagem de equipamentos eletrônicos, com polos de economia circular  e formação de jovens e adultos em tecnologia da informação.

Ações em escolas

A Sema, no âmbito do projeto CITInova, programou o lançamento de comitês de jovens pelo meio ambiente na Escola de Ensino Médio IV Guará e no Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte. Será apresentado, também, o projeto de energia fotovoltaica da Sema, que vai contemplar 42 parques e 14 prédios públicos, entre os quais dez escolas.

Brasília Ambiental, Jardim Botânico e a Fundação Jardim Zoológico estão mobilizados para oferecer à população oportunidades variadas de diversão e aprendizado ao longo da semana.

A Sema abriu na última sexta-feira (3) a sua programação, com o Brasília Ambiental e outros órgãos que integram o Programa de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif), promovendo uma blitz na entrada principal do Jardim Botânico, para orientar motoristas sobre prevenção e cuidados com o fogo no cerrado.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no sábado (5), foi instituído pelas Nações Unidas em 1972 e tem como tema deste ano “Uma só Terra”, destacando a necessidade de viver de forma sustentável em harmonia com a natureza e promovendo transformações a partir de políticas públicas e de escolhas.

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente.

*Com informações da Secretaria do Meio Ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.