• 27 de junho de 2022 23:39

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SERÁ UMA DAS ATRAÇÕES DA 5ª EDIÇÃO DO “ENCONTRO DE BAMBAS”

61brasilia

By61brasilia

jun 22, 2022
Advertisement

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SERÁ UMA DAS ATRAÇÕES DA 5ª EDIÇÃO DO “ENCONTRO DE BAMBAS”

Evento de capoeira movimenta a cidade entre os dias 8 a 10 de julho

A ginga e a beleza da capoeira estarão presentes na quinta edição do “Encontro de Bambas”, que acontece nos dias 8,9 e 10 de julho, no Clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade). Entre as atrações do encontro está a exposição fotográfica “Pelo Olhar de Um Capoeira”, do fotógrafo paulista Fabio Augusto Gonçalves Valério. Especialista em registrar capoeira pela sua agência noclickdoFAF, a mostra é composta por mais de 30 cliques sobre essa representação cultural que, em 2014, foi reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura), como patrimônio imaterial da humanidade.

A mostra é composta por registros feitos pelo fotógrafo, ao longo 15 anos, clicando golpes e apresentações teatrais de capoeira por todo o Brasil (São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Goiás e Santa Catarina) e também no exterior (Estados Unidos, Finlândia, Espanha e Rússia). “A exposição traz registros de movimentos típicos da capoeira, como rasteiras, tesouras, saltos e floreios, comuns no jogo entre capoeiristas”, antecipa Fábio, que está ansioso em vir, pela primeira vez, fotografar o “Encontro de Bambas” em Brasília.

À frente do Encontro de Bambas está a Mestra Michelinha- Michelle Aruanda- criadora do projeto, que conta com convidadas mulheres, que darão palestras e workshops durante os três dias do evento, como forma de fortalecer o papel da mulher dentro do universo da capoeira, que ao longo dos anos contou com uma predominância masculina. Mas Michelinha faz questão de frisar que o encontro é aberto para todo tipo de público como crianças, jovens e adultos e pessoas de todas as idades, estudantes e/ou profissionais de áreas diversas. “A ideia é usar a prática da capoeira como forma de inclusão social agregando participantes mulheres, negros, homossexuais e quem mais se interessar em conhecer um pouco mais sobre esse movimento, que é tão a cara do Brasil”, acrescenta Michelinha, que convidou o fotógrafo Fábio para expor em Brasília. “O Fábio conhece o mundo da capoeira e sabe bem como registrar os belos movimentos e gingados que estarão agora disponíveis para quem for ao evento”, acrescenta a mestra, que convidou o profissional para ser o responsável pelos registros fotográficos dessa quinta edição do encontro.

Um dos objetivos nesses três dias do “Encontro de Bambas” é buscar o intercâmbio de conhecimento e troca de experiências de profissionais de diferentes regiões do Brasil, com a participação de capoeiristas, e palestrantes de vários estados brasileiros, como Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Pará e Brasília, entre outros.

Exposição: “Pelo Olhar de Um Capoeira”

Dias: 8,9 e 10 de junho

Local: Clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade)- Setor de Clubes Esportivos Sul- Trecho 2, conj 10, lote 18, Asa Sul

Horário: Sexta (8/07)- Das 18h às 22h

Sábado (9/07)- Das 9h às 20h

Domingo (10/07)- Das 9h às 13h

Entrada franca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.