Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 26 de setembro de 2022 00:31

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Seta Arquearia

Livro “Do Incisivo ao Canino” será lançado hoje em Brasília

61brasilia

By61brasilia

jun 22, 2022
Advertisement

Editado pela Ed. Versiprosa, publicação do gaúcho Bert Jr traz contos que guardam como elemento comum a questão da alteridade. Evento acontece na Livraria Circulares (113 Norte), a partir das 19h

Composto por 13 contos, distintos entre si, mas que guardam como elemento comum a questão da alteridade, o livro “Do Incisivo ao Canino”, de autoria de Bert Jr e editado pela Ed. Versiprosa, será lançado hoje, dia 22, às 19h, na Livraria Circulares (113 Norte).

Na visão do autor, a proposta foi explorar a relação com o outro, “que pode ser tanto o interlocutor externo quanto o outro que emerge do próprio interior de cada um”.

Voltado para o público adulto, que tem interesse por histórias divertidas, a obra provoca reflexões, com narrativas que variam do poético ao humorístico. “Trata-se de um livro de contos, que utilizam diferentes graus e formas de humor para abordar o complexo tema das relações interpessoais na sociedade contemporânea”, afirma.

Sobre os planos para o futuro, Bert conta que começa a ter ideias para o próximo livro de contos: “Também quero viver o desafio de escrever uma novela – romance de curta extensão”, adianta, lembrando que sua estreia na ficção se deu em 2020, com “Fict-Essays e contos mais leves”. “Em dezembro de 2021, publiquei o meu primeiro livro de poesia: ‘Eu canto o ípsilon E mais'”, revela.

Por ora, o livro está disponível apenas em português. “Mas pretendo levar exemplares para comercializar em Cabo Verde, país também de língua portuguesa”, conta o diplomata gaúcho, que mora fora do Brasil há quase cinco anos – primeiro na Zâmbia e agora em Cabo Verde, ambos países africanos.

Além de Brasília, o livro “Do Incisivo ao Canino” – cujas fotos são assinadas pelo fotógrafo Pedro Moita – será lançado em Porto Alegre (26/06, às 16h, na Casa de Cultura Mario Quintana) e em São Paulo (02/07, às 19h, na livraria e bar Patuscada; e 04/07, às 19h, na Bienal do Livro, estande da editora Loyola).

Já no segundo semestre deste ano, Bert Jr lançará o seu segundo livro de poesia, intitulado “Nevoandeiro”, que sairá pela editora Kotter, de Curitiba (PR).

Minibiografia

Bert Jr é gaúcho de Porto Alegre, onde viveu até os 26 anos. Depois de se graduar em História pela UFRGS, formou-se em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, em Brasília. Sua experiência como diplomata já o levou a conhecer vários países. Estreou na ficção, em 2020, com Fict-Essays e contos mais leves. Em 2021, publicou o seu primeiro livro solo de poesia: Eu canto o ípsilon E mais. Acaba de lançar um segundo volume de contos, intitulado Do Incisivo ao Canino (Ed. Versiprosa, 2022).  Tenciona publicar, em breve, um segundo livro de poesia.

Sinopse do livro

A narrativa vai do incisivo ao canino nestas estórias de umas & outros, em que o tema da alteridade se faz central. O autor recorre a diferentes graus e tipos de humor para compor um diversificado painel sobre o drama das relações interpessoais. As histórias podem exalar uma atmosfera onírica, como em Alma e Outros, ou incluir pinceladas de mistério, como em Tutua e Zunzum quântico. Já em Justina, um improvável e sombrio erotismo emerge da relação entre um jovem executivo e sua empregada doméstica.

Tintas de horror emergem do conto A sombra. Em Cães da praia, vemos um policial aposentado converter-se em matador de cães: seria essa uma forma de sociopatia? As tensões subjacentes à vida matrimonial eclodem de forma imprevisível em Autoral e Entre dentes. Em Programa alimentar e Ana Lógica entram em cena as assimetrias de poder, bem como as reviravoltas no jogo da sedução; enquanto em Parisiense uma anciã com Alzheimer vagueia pelas ruas de um bairro afluente de São Paulo, guiada por tênues reminiscências.

Por fim, Perfil nos traz o breve relato de um amor moderno, eivado de virtualidade. Em síntese, aqui o leitor encontrará um retrato inquietante e plural de algumas das questões envolvendo a ética dos relacionamentos na sociedade contemporânea.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Do Incisivo ao Canino”, de autoria de Bert Jr

Editora: Versiprosa

Quando: Amanhã, dia 22, a partir das 19h

Onde: Na Livraria Circulares (113 Norte).

Preço do livro*: R$ 40,00 (impresso) e R$ 20,00 (e-book)

* O livro pode ser comprado na Amazon e outras plataformas eletrônicas similares de venda, assim como no site da editora Versiprosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.