Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 28 de setembro de 2022 07:33

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Cappuccino

Exposição apresenta o mobiliário de palácios e residências de 1950 a 2021

61brasilia

By61brasilia

jul 14, 2022
Advertisement

 

Exposição apresenta o mobiliário de palácios e residências de 1950 a 2021

Público poderá visitar gratuitamente a coleção de peças modernas e contemporâneas no Museu de Arte de Brasília até o dia 28 de julho

Ao longo do mês de julho, parte do mobiliário que compõe o acervo do Museu de Arte de Brasília (MAB) está aberta ao público em uma exposição temporária e gratuita. Reunindo peças de 1950 a 2021, a coleção valoriza o design como parte expressiva das artes produzidas em Brasília e que também é um dos enfoques do equipamento cultural, gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Mesa de escritório criada pelo arquiteto e designer polonês Jorge Zalszupin, ícone do modernismo brasileiro | Fotos: Marina Gadelha / Secec

Desde a criação da cidade, o design de móveis esteve entre as formas de expressão do modernismo, compondo os interiores de palácios, instituições públicas e mesmo as residências particulares, com peças assinadas por Oscar Niemeyer, Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin, Lina Bo Bardi, entre outros. Ao longo dos anos, essas influências foram fundamentais para a formação de um movimento de design autoral igualmente potente, consolidando autores e autoras do DF, dentro e fora do país.

Hoje, algumas dessas peças de uso cotidiano, como cadeiras, escrivaninhas, camas e mesas, são símbolos da arte e do design produzidos localmente. Com o apoio do Instituto Federal de Brasília (IFB), o MAB restaurou e reuniu alguns desses móveis, trazendo ao público uma exposição de peças de estética original e tecnologias de alto padrão.

Na exposição estão também poltronas do Cine Brasília, desenhadas pelo mestre do design brasileiro Sérgio Rodrigues

“Uma parte já compunha o nosso acervo e outra está sendo agora integrada a ele, dando ainda mais peso e representatividade para o design, que é uma das vocações do Museu de Arte de Brasília. Além de trazer algumas peças singulares, como as mesas usadas nas repartições públicas e assinadas pelo Jorge Zalszupin, e as poltronas originais do Cine Brasília, de design do Sérgio Rodrigues, a exposição dá visibilidade para a produção local contemporânea, com autores que são premiados no mundo todo”, explica Marcelo Jorge, gerente do espaço.

Serviço

O Mobiliário de Design no acervo do MAB 1950-2021
→ Até 28 de julho, no Museu de Arte de Brasília
→ Endereço: SHTN, Trecho 01, Projeto Orla Polo 3, Lote 5
→ Visitação: todos os dias, exceto terças-feiras, das 10h às 19h
→ Contatos: (61) 3306-1375 e mab@cultura.df.gov.br
→ Classificação livre
→ Entrada gratuita

*Com informações da Secretaria de Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.