Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 28 de setembro de 2022 06:36

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Grama Solara

Festival BrasilArte lança programação 2022 com grandes artistas

61brasilia

By61brasilia

jul 28, 2022
Advertisement

Festival BrasilArte lança programação 2022 com grandes artistas

Música, teatro e danças representativas das cinco regiões do Brasil estarão nesse caldeirão cultural que contém as principais expressões artísticas do país

O Festival BrasilArte vai reunir, de 17 a 21 de agosto, grandes nomes da música, do teatro e da dança do Distrito Federal, em evento híbrido que terá apresentações presenciais no SESC Sílvio Barbato, no Setor Comercial Sul, e transmissões a partir do Youtube. O projeto, idealizado e desenvolvido por Ester Braga, da ABÈBÈ Produções, e Paula Melo, do Instituto Latinoamerica, mostra a riqueza cultural do DF, formada pelas variadas expressões artísticas trazidas por imigrantes de todas as regiões brasileiras.

A primeira atração do Festival será o compositor, pesquisador e violeiro Cacai Nunes, que mostrará todas as potencialidades da viola na execução de ritmos variados. Pernambucano criado em Brasília, ele tem três álbuns gravados e já divulgou sua música em países da Europa, África, América do Norte e América do Sul. Desde 2010, tem o programa semanal Acervo Origens, onde compartilha, pela Rádio Nacional, os principais elementos de sua pesquisa musical.

A cantora paraense Emília Monteiro será outra grande atração do Festival BrasilArte, levando músicas que trazem o ritmo da Região Norte do Brasil, como o Carimbó. Ela já se apresentou com Zeca Baleiro e Dona Onete, de quem gravou músicas no seu disco “Cheia de Graça”.

O show Bahia de Todos os Sambas, com Cely Curado e Kalinka Barroso, destaca o samba e as influências que recebe dos ritmos africanos e das cantigas de roda. Kalinka Barroso é cantora, musicista pelo Clube do Choro de Brasília desde 2007, e percussionista da Confraria Samba do Choro, com a qual se apresentou, em 2012, na Finlândia, Estônia, Letônia e Rússia e, desde 2015, segue também em carreira solo. A cantora Cely Curado interpreta diversos ritmos da MPB, é membro do Coral da UnB, já abriu show de estrelas nacionais no Teatro Nacional Cláudio Santoro, como o MPB4, e também fez apresentações no Brasil e em outros países.

Também na programação o grupo de dança Jongo do Cerrado divulga a história do jongo e sua simbologia como cultura de resistência durante a escravidão. O grupo, que é de estudos teóricos e de práticas, foi criado por Apoena Cunha, mineiro de Montes Claros que veio para Brasília recém-nascido. Ele é brincante autodidata, arte-educador e capoeirista e, além do Jongo do Cerrado, integra os grupos Samba do Formigueiro, Grupo de Capoeira, Semente do Jogo de Angola e Encantaria das Matas. Também apresentarão espetáculos de dança Luh Lemos (Hip Hop), Coração Gaúcho, Sensação Paraense e Tambores do Amanhecer.

Os grupos de teatro Mamulengo sem Fronteiras e Keijin do Acordeom farão espetáculos presenciais para estudantes da rede pública de ensino, que serão gravados e disponibilizados para o grande público através do Canal do Instituto Latinoamerica, no YouTube. O Mamulengo sem Fronteiras é coordenado por Walter Cedro, que há mais de 19 anos dá oficinas de mamulengo e teatro popular, já tendo participado de festivais importantes em países da Europa, da América do Sul e em diversos estados brasileiros.

As atrações serão presenciais, abertas ao público, têm entrada franca, mediante a doação de 2 kg de alimentos.

SERVIÇO:

Festival BrasilArte

Quando: De 17 a 21 de agosto de 2022

Onde (presencial): Sesc Sílvio Barbato – SCS, quadra 2, edifício Presidente Dutra

Onde assistir: Canal Instituto Latinoamerica – https://www.youtube.com/channel/UCTuzXeFm5wiAkiJ4zYXJciQ

Classificação indicativa: livre

Realização: Instituto Latinoamerica e ABÈBÈ PRODUÇÕES

Apoio: SESC/ Fecomércio -DF e Agenda Cultural de Brasília

Fomento : FUNARTE – Fundação Nacional de Artes

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL E ONLINE

17/08 (quarta-feira) – Centro-Oeste/ Sudeste

19h: Show: Cacai Nunes – Violeiro

20h: Grupo de dança: Luh Lemos – Hip Hop

18/08 (quinta-feira) – Norte/ Sul

19h: Show: Emília Monteiro

20h: Grupo de dança: Coração Gaúcho

19/08 (sexta-feira) – Nordeste/ Sudeste/Centro-Oeste

 

19h: Show: Bahia de Todos os Sambas – Cely Curado e Kalinka Barroso

20h30: Grupo de dança: Jongo Do Cerrado

20/08 (sábado) – Sul/ Norte

 

19h: Show: Daniel Dureg

20h30: Grupo de dança: Grupo Sensação Paraense

21/08 (domingo) – Sudeste/ Nordeste

17h: Show: Rap Lio – Liberdade Condicional

18h30: Grupo de dança: Tambores Do Amanhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.