Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 25 de setembro de 2022 23:26

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Vila velluti

DF terá emissão gratuita de identidade. Veja como

61brasilia

By61brasilia

ago 10, 2022
Advertisement

A ação será na Praça do Relógio, de 9h às 14h, e conta com 120 vagas para emissão do documento

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) oferece, até sábado (13/8), emissão diária de carteiras de identidade à população de Taguatinga. O serviço faz parte de uma ação integrada na cidade, que possibilita ainda 240 outros tipos de agendamento.

Para solicitar o documento, é necessário levar a certidão original de nascimento ou de casamento. A ação será na Praça do Relógio, de 9h às 14h, e conta com 120 vagas para emissão do documento.

No DF, a primeira via da carteira de identidade é gratuita. Ou seja, mesmo que o cidadão tenha retirado o documento em outro estado da Federação, terá gratuidade no DF. A cobrança só será realizada em caso de outras vias do documento.

Para essa emissão da segunda via, o valor a ser pago será de R$ 42, salvo em casos de isenção. O pagamento deve ser feito no BRB – Agência nº 100, conta corrente nº 013.094-8, diretamente no caixa ou por meio de transferência eletrônica no terminal de autoatendimento, em nome do Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Civil (FunPCDF).

A isenção de taxa de emissão é permitida nos seguintes casos:

  • Deficientes, independentemente da faixa de renda;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade – uma única vez, caso a renda mensal não seja superior a um salário mínimo;
  • Quem teve o documento roubado, desde que tenha sido instaurado inquérito policial após o registro da ocorrência;
  • Idosos, quando for necessária a impressão da expressão “Maior de 65 anos”;
  • Aqueles que tiveram a Carteira de Identidade expedida com erro de transcrição de dados ou de digitação.
  • Caso o solicitante não tenha CPF, deve acessar previamente o site da Receita Federal ou procurar entidades credenciadas (agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios) para que seja providenciado o documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.