Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; WP_Categories_to_Tags has a deprecated constructor in /home/61brasilia/www/wp-content/plugins/wpcat2tag-importer/wpcat2tag-importer.php on line 31
Baixa umidade do ar pode provocar problemas respiratórios - 61 Brasilia
Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 6 de outubro de 2022 21:18

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Seta Arquearia

Baixa umidade do ar pode provocar problemas respiratórios

61brasilia

By61brasilia

ago 18, 2022
Advertisement

Veja dicas de especialista para evitar gripes, resfriados e outras infecções típicas desta época do ano

Na maior parte dos estados brasileiros, o inverno, que se estende até o final do mês de setembro, coincide também com o período mais seco do ano, onde são registradas mudanças bruscas de temperatura e baixa umidade. Com isso, é comum o aumento da incidência de doenças respiratórias, como gripes, resfriados, bronquiolite, pneumonia, rinite, sinusite, crises de asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal.

Para amenizar os efeitos climáticos sobre a saúde das vias respiratórias superiores é recomendado por especialistas a adoção de alguns cuidados básicos, como por exemplo, manter a hidratação, evitar exposição solar prolongada, especialmente nos horários mais quentes do dia, deixar o ambiente arejado. O uso de máscara facial ajuda a prevenir infecções por Covid-19 em locais públicos, especialmente naqueles fechados.

A adoção dessas e outras medidas, de acordo com o infectologista do Sabin Medicina Diagnóstica, Claudilson Bastos, podem ser bastante eficientes, especialmente para evitar as doenças virais. “É importante a gente ter as devidas precauções a que todos já estão habituados. Uma delas é o uso de máscaras, que é algo muito importante, como segurança para evitar que vírus e bactérias se propaguem com facilidade. A máscara cirúrgica é uma barreira para gotículas de saliva e secreções e, consequentemente, para transmissão de algumas infecções das vias áreas superiores. Álcool em gel e distanciamento social dentro possível, também são importantes”, explica o médico.

Além de um cuidado redobrado com a hidratação corporal, por meio da ingestão de líquidos, o médico ressalta a importância de evitar ambientes com excesso de umidade ou com a presença de mofo. “Embora o sistema respiratório humano disponha de um complexo mecanismo de defesa contra agentes nocivos externos, algumas vezes, suas barreiras são vencidas e é assim que surgem as doenças”, afirma o médico. De acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial da Alergia (WAO), 40% dos casos de rinite alérgica estão relacionados ao mofo.

Outra maneira igualmente eficaz para se proteger dessas doenças, segundo o especialista, é por meio da imunização. “A gripe, causada pelo vírus influenza A e B, é uma das doenças mais incidentes na população neste período do ano. A Covid-19 também ainda está presente. Por isso, é fundamental que as pessoas tomem as vacinas disponíveis para sua faixa etária. Temos as vacinas para coronavírus, vacinas para influenza A e B, e também, a vacina para pneumonia por pneumococos, que são os principais agentes causadores de infecções respiratórias”, destaca o infectologista, reforçando a importância da atualização contínua do cartão de vacinas, de acordo com o calendário nacional de vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.