Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 28 de setembro de 2022 06:02

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Bio Mundo

Arte Ocupa encerra ciclo de oficinas inclusivas

61brasilia

By61brasilia

ago 22, 2022
Advertisement

Arte Ocupa encerra ciclo de oficinas inclusivas

Apresentação e exposição públicas marcam a última fase do projeto, até o final de agosto

O projeto Arte Ocupa – Oficinas Culturais para PCD’s e comunidades, encerra a 2ª edição de atividades inclusivas e gratuitas de artesanato, música e artes plásticas voltadas para pessoas com deficiência físicas, cognitivas, que estão em recuperação de traumas e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. As ações do projeto já foram realizadas no Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV), no Hospital de Apoio de Brasília e na sede do Projeto Waldir Azevedo na Vila Telebrasília, e, neste ano, foram inseridas na Associação DF Down.

Cleo Bohn, mãe de Giovanna Pinelli, de 13 anos, portadora de Síndrome de Down e umas das participantes do Arte Ocupa, chama a atenção para a importância da inclusão social promovida pelas oficinas. “Esse é o caminho que buscamos para garantir que as pessoas portadoras de deficiência tenham seu espaço na sociedade. A Lei brasileira de Inclusão assegura direito de acesso à saúde, de frequentar escola, receber formação, ter uma profissão, ter amigos, casar e formar uma família. Mas como isso poderá acontecer se essas pessoas estiverem restritas a suas casas?”

No Hospital de Apoio de Brasília, os trabalhos da oficina estão expostos desde o dia 17 e, no Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV), o coral armorial, formado por deficientes visuais, apresentou-se no sábado (20). As exposições resultantes das oficinas realizadas na Vila Telebrasília e na Associação DF Down, estão abertas ao público para visitação nos dias 24 e 27 de agosto, respectivamente.

Para Marcelo Fonteles, idealizador e coordenador do projeto, o sucesso do Arte Ocupa está refletido na realização de seus objetivos inclusivos e na crescente procura de instituições interessadas em participar. “Começamos realizando as oficinas na sede do Projeto Waldir Azevedo, na Vila Telebrasília, e no Hospital de Apoio de Brasília, depois inserimos o CEEDV, e a Associação DF Down. Também estamos sendo procurados por outras instituições que desejam participar e que deverão estar no projeto já na próxima edição”, adiantou.

A 2ª edição do Projeto Arte Ocupa – Oficinas Culturais para PCD’s e comunidades é realizada pela Agenda Cultural Brasília com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

 

SERVIÇO:

Encerramento das Oficinas Culturais de Artesanato, Música e Artes Plásticas – exposição dos trabalhos produzidos

Onde e quando: sede do Projeto Waldir Azevedo, na Vila Telebrasília (24/08)

Associação DF Down (27/08)

Aberto ao público – Acesso gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.