Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 26 de setembro de 2022 01:00

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

Cápsula com documentos históricos é depositada na Pedra Fundamental em Planaltina

61brasilia

By61brasilia

set 6, 2022
Advertisement

Cápsula com documentos históricos é depositada na Pedra Fundamental em Planaltina

O objeto é feito de PVC e revestido de alumínio e traz registros que vão contar um pouco da história atual de Brasília

Com formato de obelisco, a Pedra Fundamental do Distrito Federal foi erguida no centenário da Independência do Brasil, nos idos de 1922, para marcar o ponto de construção da nova capital do país. Agora, neste 7 de setembro de 2022, quando completa 100 anos, ela ganha na sua estrutura uma espécie de amuleto do futuro – e que deverá ser aberto no ano de 2122.

Feita de PVC e revestida de alumínio, a cápsula de 76 cm de comprimento e 30 cm de diâmetro contém objetos e registros que vão contar um pouco da história atual de Brasília. Há desde fotos, livros, documentos e um pen drive com sons de pássaros do Cerrado até cartas para o futuro escritas por alunos do ensino médio da cidade.

“É pura emoção imaginar que as futuras gerações vão ter acesso a um material tão simples, mas com tanta relevância, como as cartas das crianças para o futuro. Provavelmente esses meninos e meninas nem estejam mais aqui, mas isso será visto pelos seus filhos, netos ou sobrinhos”, comenta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. A iniciativa é da própria pasta, com a participação da Secretaria de Educação e da Administração Regional de Planaltina.

Fotos: Hugo Lira.

Em forma piramidal, o obelisco está localizado no Morro do Centenário, a 1.033 metros de altitude e 47º39′ de longitude, a exatamente 10 km de Planaltina. Baseada no sonho de Dom Bosco, a Pedra Fundamental caracterizaria o ponto central do Brasil, entre os paralelos 15 e 20 graus. É na mesma cidade, já no centro histórico, que também se localiza outra estrutura secular: a Igreja de São Sebastião, de aproximadamente 200 anos, contrastando com a idade real da localidade mais antiga do Distrito Federal, que em 19 de agosto completou 163 anos. “Enterrar essa cápsula na Pedra Fundamental é valorizar ainda mais esse marco do DF. Nosso objetivo é não deixar a história morrer e fortalecê-la ao longo dos anos”, afirma o administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues.

Os 100 anos da Pedra Fundamental serão celebrados com uma intensa programação ao longo do dia 7, que começará com atividades ao amanhecer, passeio ciclístico, sarau, contemplação do pôr do sol e observação astronômica com telescópios à noite. O ponto alto das comemorações será o depósito da cápsula, com cerimônia que começa às 10h.

Serviço:

Comemoração do Centenário da Pedra Fundamental de Planaltina

Data: 7 de setembro, das 5h30 às 19h

Cerimônia de depósito da cápsula do tempo: 10h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.