Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 4 de dezembro de 2022 03:16

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Casa Albuquerque apresenta “Botânico Pictórico”, com obras de Burle Marx

61brasilia

By61brasilia

set 28, 2022
Advertisement

Casa Albuquerque apresenta “Botânico Pictórico”, com obras de Burle Marx 

A exposição em parceria com Almeida & Dale Galeria de Arte, acontece de 23 de setembro a 29 de outubro, e reúne pinturas e projetos do artista em uma seleção pensada pelo curador Guilherme Wisnik

Roberto Burle Marx (1909-1994) foi um artista plástico brasileiro, reconhecido internacionalmente por sua trajetória entre a pintura e o paisagismo. “Toda sua carreira gira em torno dessa dualidade, que não representa uma oposição. Muito ao contrário, paisagismo e pintura são linguagens que se fecundam mutuamente em seu imaginário, criando uma poética extremamente singular, e que não tem par no mundo”, diz o curador Guilherme Wisnik, que selecionou aproximadamente 40 obras para a mostra “Botânico Pictórico”, que acontece de 23 de setembro a 29 de outubro, na Casa Albuquerque, na Comercial da QI 05 do Lago Sul, em mais uma parceria expositiva com a Almeida & Dale Galeria de Arte, de São Paulo.  A entrada é gratuita.

Paisagista, pintor, desenhista, designer, escultor e cantor, o multiartista foi responsável por ter introduzido o paisagismo modernista no Brasil. “Expressivo e orgânico, seu gestual criou um imaginário que saltou das telas para o mundo real nos jardins e pisos que construiu em diversas cidades do Brasil e do exterior”, escreve Wisnik no texto da parede da exposição, que contará com projetos do artista (construídos e não construídos) feitos para Brasília, sempre em diálogo com o bioma do cerrado.

Contrastes de texturas e grandes manchas de cor chapadas estruturam os jardins pictóricos criados por Burle Marx. “Sua arte emana potência. Uma potência lírica, que atravessa várias linguagens e suportes, espelhando uma concepção fecunda de natureza: um ecossistema fértil, aberto e dinâmico, com o qual deveríamos viver em harmonia, e não o exaurindo de forma predatória”, continua o curador, que destaca ainda o caráter político das obras, como “um chamamento para que assumamos posturas mais responsáveis diante dos recursos do planeta, e do excesso de consumo que sustenta a nossa sociedade”.

Serviço

Burle Marx: Botânico Pictórico

Curadoria: Guilherme Wisnik

23 de setembro a 29 de outubro

Casa Albuquerque

SHIS QI 05 bl. C lj. 09 – sobreloja – CL | Lago Sul – Brasília | (61) 99885 1030

seg-sex: 10 às 19 hs

sab: 10 às 13 hs

Entrada gratuita

Visitas mediadas para grupos de até 10 pessoas serão ofertadas às quintas-feiras, às 17 horas, durante o período da exposição.

A presença às visitas deve ser agendada pelo telefone 61 99885-1030.

Casa Albuquerque Galeria de Arte

SHIS QI 05 bl. C lj. 09 sobreloja CL – Lago Sul – Brasília | 61 99885-1030

www.galeriaca.com | @casa_albuquerque

Almeida & Dale Galeria de Arte

Rua Caconde, 152 – Jd. Paulista | Tel: 11 3882-7120

www.almeidaedale.com.br | @almeidaedale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.