Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 4 de dezembro de 2022 01:45

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Curtas e espetáculos para a primeira infância de graça no Panteão da Pátria

61brasilia

By61brasilia

out 13, 2022
Advertisement

Curtas e espetáculos para a primeira infância de graça no Panteão da Pátria

Com fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a 1ª Mostra BebeLume vai desta quinta (13) ao próximo dia 23

Um dos monumentos mais emblemáticos do Distrito Federal, o Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, será palco da 1ª Mostra BebeLume. Com fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o projeto é voltado para a primeira infância, com exibição de curtas-metragens, séries, espetáculos e shows, além de visita guiada e bate-papo.

Embora sejam destinados a crianças de até 5 anos, espetáculos contemplam públicos de todas as idades | Foto: Divulgação/BebeLume

“As crianças têm uma capacidade poética gigantesca. É muito diferente do que as pessoas podem imaginar”Clarice Cardell, diretora artística da mostra

Serão oito dias de programação gratuita de quinta a domingo, das 9h às 17h, com início nesta quinta-feira (13) e encerramento no próximo dia 23. Todo o conteúdo a ser exibido é de autoria da BebeLume Produções, responsável pelo canal de audiovisual homônimo, que tem como foco o público de até 5 anos. “Criamos em 2018 o canal BebeLume, desde então estamos produzindo vídeos para a primeira infância; esta mostra busca reunir todo esse material para mostrar ao público em geral”, reforça a diretora artística da mostra, Clarice Cardell.

As exibições e as apresentações ocuparão uma estrutura montada no segundo andar do Panteão, que será uma espécie de minicinema, com pequenas arquibancadas e almofadas para receber os pais e os bebês. O público também poderá aproveitar para fazer as visitas guiadas, oferecidas tanto para estudantes da escola pública em passeio com as escolas quanto para as demais pessoas interessadas.

O grande diferencial da mostra é a linguagem, com conteúdos poéticos e complexos. “As crianças têm uma capacidade poética gigantesca”, pontua Clarice. “É muito diferente do que as pessoas podem imaginar. No meu ponto de vista, tanto na criação teatral como audiovisual, é um espaço profundo de ressonância e encontro poético, porque os bebês nascem poetas e com uma capacidade de maravilhamento gigantesca. À medida que ficam adultos vão perdendo essa capacidade.”

A ousadia do produto é destacada pela diretora artística como uma conquista do fomento do Fundo de Apoio à Cultura. “O FAC é um patrocinador fundamental”, elogia. “Não poderíamos ter feito coisas tão atrevidas e comprometidas com a arte se não fosse o apoio do Estado.”

Conteúdos especiais

A primeira edição da mostra terá a estreia da série Triquetraz, audiovisual em dez episódios protagonizados por crianças de 1 a 3 anos de uma creche pública de Ceilândia. A produção faz um mergulho na poesia corporal provocada por sonoridades, cores e movimentos. A exibição será no dia 23, às 10h.

Outras novidades criadas especificamente para a mostra são o espetáculo Grão Jetê (dias 15 e 16, às 16h), em que a atriz Elisa Carneiro vai interagir com vídeos curtos unindo música e dança, e o show As Canções de Makuru (dias 22 e 23, às 16h), com o músico Matheus Ferrari e Clarice Cardell interpretando canções de acalanto e contando a história da origem das músicas.

Também serão exibidos o curta Pupila d’Água, baseado no espetáculo histórico da Cia de Teatro para Bebês La Casa Incierta, sobre uma menina que passeia pelo tempo entre ruínas, e a série BebeLume, que apresenta, em cinco episódios, um bebê transitando em diferentes mundos de movimentos e sensações. A programação ainda tem bate-papo com a pajé Mapulu, o lançamento do livro de pano BebeLume, com o personagem Makuru, e um DVD com as séries do canal, karaokê e vídeos com audiodescrição.

Os curtas-metragens e séries exibidos na mostra também estão disponíveis gratuitamente no canal do BebeLume no YouTube.

1ª Mostra BebeLume

→Entre os dias 13 e 23 deste mês, sempre de quinta a domingo, das 9h às 17h, no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes.
→Entrada franca. Capacidade de 80 pessoas por sessão.
→Confira aqui a programação completa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.