Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 5 de dezembro de 2022 11:00

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Copa Brasília de mountain bike XCO e XCC 2022

61brasilia

By61brasilia

nov 3, 2022
Advertisement

Copa Brasília de mountain bike XCO e XCC 2022

Válida pelo campeonato brasiliense, a prova será nos dias 5 e 6 de novembro no Altiplano Leste

Considerado um dos três locais no Brasil em que mais se pratica mountain bike, o Distrito Federal terá nos dias 5 e 6 de novembro no Altiplano Leste a Copa Brasília de XCO e XCC 2022, em uma etapa única e válida pelo campeonato brasiliense.

Os competidores estarão divididos em nove categorias masculinas e femininas. São três específicas para os menores de 18 anos – infanto juvenil (12 a 14 anos), juvenil (15 a 16 anos) e junior (17 a 18 anos) -, que devem obrigatoriamente apresentar a autorização dos responsáveis legais e o documento original para participar. Já as categorias adultas são separadas em sub 23 (19 a 22 anos), sub 30 (23 a 29 anos), master A (30 a 39 anos), master B (40 a 49 anos), master C (50 acima) e e-bike mista (acima de 18 anos).

Haverá uma premiação e um ranking para os atletas que competirem no XCC e XCO. Para quem competir só no domingo haverá premiação normal por troféu. No dia da competição será montada uma grande estrutura na Vila das Bicicletas Eco Park, na rua da Trilha das Abelhas, no Altiplano Leste, com tendas, som, DJ, restaurante, bar, banheiros, duchas e área de lazer para crianças.

A entrega dos kits ocorrerá nos dias 4 e 6, das 9h às 19h, no primeiro dia, e a partir das 7h no dia da competição até uma hora antes da largada. Nos dias 4 e 5 serão os treinos livres de XCO, das 10h às 16h e das 15h às 17h, respectivamente. No dia 4, das 10h às 16h, tem treino livre de XCC. Ambos no próprio local da competição.

Modalidades

A Copa Brasília de XCO e XCC 2022 tem como objetivo fortalecer o cenário do mountain bike olímpico no Distrito Federal e incluir a competição no calendário de eventos esportivos da capital federal. “A cena de mountain bike é muito grande em Brasília, se comparar a nível nacional só perdemos para Minas Gerais e São Paulo. Estamos promovendo o XCO por se tratar de um esporte olímpico”, destaca João Paulo de Luca, dono da Bike Tech Brasília, organizadora do evento.

Modalidade de mountain bike disputada nos Jogos Olímpicos, o Cross Country Olímpico (XCO) testa os limites físicos e mentais numa disputa de velocidade e desafios. Marcada para domingo com largada a partir das 8h, a prova tem duração de 80 a 90 minutos num circuito de 4 a 5 quilômetros, com uma ou três voltas. O horário e a quantidade de voltas dependem da categoria do atleta.

O Cross Country Short Track (XCC) é uma prova explosiva com o objetivo de classificar 24 competidores para as três primeiras filas de largada do XCO, composta por oito atletas cada. A classificação é estratégica para uma boa corrida no domingo. A disputa tem duração de 20 minutos mais uma volta em um circuito entre 1 quilometro. A Vila das Bicicletas Eco Park situa no Altiplano Leste, ao lado do Complexo das Abelhas, que reúne as trilhas das Abelhas, Maribondo e Ferroada. Também fica próximo a fazenda Taboquinha que oferece diversas trilhas, para os amantes do mountain bike.

Vila das Bicicletas Eco Park será um ponto de apoio, com estacionamento, hotel de bicicletas, lojinha de conveniência, aluguel de bicicletas, oficina, box lava bikes, vestiários, restaurante, lanchonete e chalés.

Será um espaço para a realização de Campeonatos de Mountain Bike XCC e XCO, competições de Enduro, Clínicas e cursos de técnicas de MTB, passeios com grupos de bicicletas e Eventos de teste ride de bicicletas.

Local

A Vila das Bicicletas Eco Park situa no Altiplano Leste, ao lado do Complexo das Abelhas, que reúne as trilhas das Abelhas, Maribondo e Ferroada. Também fica próximo a fazenda Taboquinha que oferece diversas trilhas, para os amantes do mountain bike.

Vila das Bicicletas Eco Park será um ponto de apoio, com estacionamento, hotel de bicicletas, lojinha de conveniência, aluguel de bicicletas, oficina, box lava bikes, vestiários, restaurante, lanchonete e chalés.

Será um espaço para a realização de Campeonatos de Mountain Bike XCC e XCO, competições de Enduro, Clínicas e cursos de técnicas de MTB, passeios com grupos de bicicletas e Eventos de teste ride de bicicletas.

SERVIÇO

Copa Brasília de XCO e XCC 2022

Data: Dias 5 e 6 de novembro. Prova de XCC: 5/11 (sábado), a partir das 9h. Prova de XCO: 6/11 (domingo), a partir das 8h.

Inscrições: Até 1º de novembro pelo site Sistime (https://www.sistime.com.br/eventos/inscricao/?evento=1237)

Valor: R$ 150 (prova XCO) e R$ 50 (adicional da prova XCC)

Classificação indicativa: Podem competir atletas a partir de 12 anos. Menores de 18 anos devem apresentar a autorização dos responsáveis legais e o documento original.

Regulamento: Disponível em https://www.sistime.com.br/eventos/wp-content/uploads/2022/09/copa-brasilia-xco-2022-regulamento-05.pdf

Mais informações: (61) 3242-8285, 3242-2285, 99933-8285 e 99994-8285 (WhatsApp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.