Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 5 de dezembro de 2022 12:46

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Livro escrito por crianças do Paranoá resgata história da cidade

61brasilia

By61brasilia

nov 18, 2022
Advertisement

Livro escrito por crianças do Paranoá resgata história da cidade

Concebida a partir de uma oficina de criação poética com estudantes da Escola Classe 02, a obra, construída a várias mãos, reconta as memórias da cidade.

A partir de novembro, o público candango tem a oportunidade de conhecer, de maneira inusitada, um pouco mais sobre a história do Paranoá, Região Administrativa que carrega em seu DNA a potência cultural tão característica do povo brasileiro. O livro Bem-vindo ao Paranoá das co-autoras e organizadoras Ana Maria Pinheiro e Maria Cleudes Pessoa, apresenta a cidade a partir da poesia de alunos da rede pública. A proposta inédita visa exaltar a comunidade e suas raízes. O lançamento da obra acontece durante a 1ª edição da Feira Literária do Paranoá, nos dias 18 e 19/11, a partir das 11h, no Restaurante Comunitário do Paranoá.

“A criação desse livro surgiu da vontade de realizar uma ação de criatividade literária com crianças, para resgatar, valorizar e registrar para as futuras gerações a história de luta e superação da cidade onde vivem”, explica Maria Cleudes, sobre a motivação do projeto.

A obra foi concebida por meio de oficinas de escrita poética e incentivo à produção de desenhos que ilustrassem a história da RA, desde a antiga Vila Paranoá até os tempos atuais. Considerado um livro de crianças para crianças, nasceu a partir do encantamento e da surpresa dos pequenos com a riqueza de detalhes que a cidade onde habitam pode ter.

O resultado são poemas que impressionam por sua qualidade e beleza: “No Paranoá/ Não morava ninguém lá/Foi criado então/Um lago para se/Refrescar/Lá podia banhar/E até roupas lavar”, Manoela Vieira, 8 anos de idade.

Leitura nas RAs

O trabalho de incentivo à produção escrita, além de promover habilidades intelectuais e artísticas nessa importante fase do desenvolvimento infantil, consequentemente, promove o incentivo à leitura.

Sobre isso, Ana Maria Pinheiro, revela: “afirmamos que ações como essas são fundamentais para despertar a criatividade, o interesse pela leitura e pela escrita, bem como a valorização de nossas comunidades, especialmente em escolas públicas”.

Serviço: Lançamento do livro Bem-vindo ao Paranoá, de Ana Maria Pinheiro e Maria Cleudes Pessoa – I Feira Literária do Paranoá.

Data:  19 de novembro.

Horário: 11h às 17h.

Local: Restaurante Comunitário do Paranoá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.