Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by whitelisting our website.
  • 5 de dezembro de 2022 10:41

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Roteiros de Charme: guia de 2023 com três novos associados no Norte e Nordeste

61brasilia

By61brasilia

nov 20, 2022
Advertisement

Roteiros de Charme: guia de 2023 com três novos associados no Norte e Nordeste

A Roteiros de Charme comemora a chegada de três novos integrantes nas regiões Norte e Nordeste, que agora passam a fazer parte do quadro de associados. A Pousada Aldeia da Serra (Tocantins), a Paká Bangalôs (Sergipe) e a Estação Bananeiras (Paraíba) integram a lista, composta por 63 hotéis em todo o país.

Em comum, eles têm as características que fazem dos empreendimentos do guia uma referência na hotelaria de luxo brasileira. Qualidade e conforto, aliada à preservação ambiental e compromisso social, são fundamentais para integrar a lista.

Se o turismo sustentável e responsável ganharam ainda mais força no cenário pós-pandemia, a Roteiros de Charme foi pioneira em colocar a discussão no centro do debate: foi em 1992, há exatos 30 anos, que um pequeno grupo de hoteleiros se reuniu após a conferência Rio-92, justamente com o objetivo de consolidar uma associação de hotéis que priorizasse a sustentabilidade em suas atividades. O protagonismo da Roteiros de Charme faz com que ela seja uma das mais renomadas associações hoteleiras no mundo, contando inclusive com uma parceria de mais de 20 anos com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA.

Para entrar na lista de membros, que é atualizada anualmente, os candidatos precisam seguir alguns parâmetros baseados no conforto, qualidade de serviços, quantidade máxima de apartamentos (devem ter 60 ou menos acomodações), compromisso com os pilares social e ambiental da sustentabilidade e estarem localizados em um destino que destaca a importância histórica ou natural da região. Além disso, eles precisam ser gerenciados de perto pelos proprietários, para garantir não só a qualidade, como o acolhimento e pessoalidade.

“Saudamos os novos associados, que compartilham com a nossa associação o compromisso de gerar impactos positivos na experiência do turista e nas regiões onde estão localizados. Ao aderirem à associação, os hotéis passam a assumir junto conosco o Código de Ética e Conduta Ambiental da Roteiros de Charme, desenvolvido em parceria com a ONU”, comemora Helenio Waddington, fundador e presidente da Roteiros de Charme”.

Conheça os novos associados da Roteiros de Charme:

Aldeia da Serra – Taquaraçu, TO

https://www.pousadadaaldeia.com.br

Os babaçus são conhecidos como as “nobres palmeiras do Cerrado” e chegam a altura de 20 metros. Imagina se hospedar em um hotel construído em meio a uma floresta repleta delas? Essa é uma experiência possível na Pousada Aldeia da Serra, pensada para promover harmonia entre o ambiente e os hóspedes. O empreendimento fica no distrito de Taquaraçu, a 32km da capital do Tocantins, Palmas.

“Estamos instalados em uma área de 48 mil m2 completamente preservada. Em nosso entorno dezenas de belíssimas cachoeiras, grutas, mirantes e inscrições rupestres estão esperando por você, além disso estamos no portal de entrada do Jalapão, prontos para te receber na ida e na volta de sua expedição para esse lugar único”, explica Marcelo Lélis, um dos donos do hotel.

A Aldeia da Serra está localizada entre os biomas do Amazonas e Cerrado, os dos maiores do país, e sua conexão com a natureza está no seu DNA. E é possível perceber essa ligação pela arquitetura do hotel, composta por bangalôs de madeira e na reutilização de materiais – mas sem abrir mão do conforto e da acessibilidade. Além das piscinas, sauna e spa compõem a infraestrutura do local.

Paká Bangalôs – Pacatuba, SE

https://www.instagram.com/pakabangalos

Oferecendo um ambiente relaxante, que conecta os hóspedes com a natureza, a Paká Bangalôs fica localizada no povoado Boca da Barra, município de Pacatuba, litoral norte de Sergipe, a 75 km da capital do estado. Este é o primeiro representante do estado nordestino no guia. Proporcionando experiências exclusivas de ligação com a cultura sergipana, os bangalôs possuem um design ecológico, adequado para receber 2 pessoas, com uma estrutura pensada para proporcionar aos visitantes sensações de conforto, paz e boas energias, ideal para quem busca um local de descanso. Os funcionários do hotel são todos moradores locais.

Segundo Augusto Servulo, um dos fundadores do empreendimento, a ideia é mostrar aos brasileiros e estrangeiros uma região ainda pouca conhecida no Brasil, mas que reúne uma diversidade de belezas naturais que proporciona ao hóspede um verdadeiro “passeio pela diversidade do país em uma área relativamente pequena”.

Paká Bangalôs.

“O diálogo com o ambiente ao redor proporciona a quem ali se hospeda uma experiência que proporciona ainda o contato com o mar, dunas de areia, pantanal, montes com vista panorâmica e diversas outras belezas naturais. Os encantos que o local tem a oferecer são o toque especial do ambiente, onde é possível fazer grandes descobertas, desfrutando de tudo que compõe o cenário da região”, explica.

O café da manhã tem cardápio regional e os hóspedes podem desfrutar ainda de um restaurante/bar exclusivo, com almoço, jantar, drinks e petiscos.

Estação Bananeiras – Bananeiras, PB

www.estacaobananeiras.com.br

Já imaginou passar a noite em uma estação de trem desativada? A Estação Bananeiras é diferente de tudo que você imaginou. Ela foi totalmente reformada, preservando a magia do edifício original, sem abrir mão do conforto e sofisticação que uma hospedagem de charme exige.

“Reformamos a estação original, que é tombada, de acordo com todas as normas exigidas para que os hóspedes não perdessem em nada a experiência de se estar em uma estação como essa. E isso se junta a beleza natural e a hospitalidade do povo da Paraíba. Nossos funcionários são todos da cidade e passaram por treinamento para que o hotel, além de oferecer conforto, também contribua com a comunidade”, explica Jeorge Amado, um dos donos do local.

Estação Bananeiras

A Estação Bananeiras está localizada em uma região fértil da Paraíba, na cidade de Bananeiras, com um clima agradável e muito verde. Foi lar de grandes senhores de engenho e concentra um vasto patrimônio histórico e arquitetônico do Brasil colônia. Lugar perfeito para relaxar, mergulhar na história e apreciar uma excelente gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.