24.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 19, 2024

Desnutrição proteica – nutricionista fala sobre complicação mais comum entre pacientes bariátricos

Date:

Share post:

Desnutrição proteica – nutricionista fala sobre complicação mais comum entre pacientes bariátricos

 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o Brasil é o segundo colocado no ranking mundial para esse tipo de cirurgia. Ela é considerada o método eficiente para o tratamento de casos de obesidade severa, trazendo benefícios como a resolução ou a melhora de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Porém, com as restrições alimentares provocadas pela cirurgia, também caminham juntos os riscos e deficiências nutricionais.

Queda de cabelo, fraqueza, cansaço, unhas quebradiças, pele ressecada e formigamento nas mãos e pés são alguns sinais de deficiência nutricional. O comprometimento por parte do paciente em  seguir rigorosamente não só as orientações médicas, mas também a do nutricionista e manter uma dieta pós-bariátrica equilibrada e para o resto da vida é muito importante.

Segundo o nutricionista Daniel Novais, a cirurgia bariátrica pode causar grandes alterações nutricionais por comprometer a ingestão, digestão e absorção de nutrientes.

“O paciente precisa de um acompanhamento antes, durante e depois do procedimento. E este acompanhamento inclui uma rotina de suplementos vitamínicos e a criação de uma dieta individualizada” afirma o nutricionista.

As deficiências mais comuns em pacientes de cirurgia bariátrica são de proteínas, ferro, cálcio, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina D.

“A dica para os pacientes bariátricos é dar preferência a carnes em geral, ovos, leites e derivados, soja, feijões, e grão de bico, esses alimentos são fontes de proteínas. Brócolis, espinafre, couve, beterraba, cenoura, grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão são alimentos ricos em ferro, mineral necessário para a formação das células vermelhas do sangue, e em ácido fólico – preventivo da anemia, ” complementa.

“A suplementação é fundamental no pós-operatório da cirurgia bariátrica, mas, como em qualquer contexto, o uso desses elementos deve ser indicado por um profissional nutricionista ou pelo médico, pois eles levarão em conta as necessidades individuais e a capacidade de ingestão alimentar” finaliza Daniel Novais.

Various of legumes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Grupo Fujioka comemora 60 anos de uma história entrelaçada com a nossa capital

Oferecendo serviços de fotografia, a marca chegou a Brasília em 1979. O estúdio se tornou um ponto de...

Faces de um velho punk

É, de certa forma, um caleidoscópio de memórias calhordas, embora a memória de Gilberto esteja indo pras cucuias. Mas...

*LIDE BRASÍLIA RECEBE DIRETOR-PRESIDENTE DA NEOENERGIA BRASÍLIA E CEO DA EMPRESA NO PAÍS*

O diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, anunciou investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão até 2028 na...

Tai Chi em Brasília: Cinco Décadas de Saúde e Harmonia com o Mestre Moo Shong Woo

Desde 1974, o legado do Grão Mestre transforma vidas e fortalece a comunidade com práticas de bem-estar e...